sexta-feira, 30 de março de 2012

Comunicado aos Pais (30/03/2012)


Canoinhas, 30 de março de 2012.
Senhores Pais,
Comunicamos aos senhores a programação de Atendimento da semana seguinte:
03/04/2012 (terça-feira): Sorteio da RIFA, às 15:00 horas;

05/04/2012(Quinta-feira): Haverá atendimento somente aos alunos de Berçário e Maternal.
Para os alunos do Pré I(Jardim) e Pré II não não haverá aula/atendimento. 

06/04/2012(sexta-feira): FERIADO, não haverá atendimento.
Certos de sua atenção e compreensão, desde já agradece.
A direção.

Aniversariantes JANEIRO à MARÇO (Funcionárias)

Ana Paula - 11/01
Profª Educação Física

Janete de Ftª - 28/02
Profª Berçário/Maternal

Verediane - 05/03
Profª Pré II


Eliane - 13/03
Profª Maternal

Jaqueline - 15/03
Monitora Maternal/Jardim/Pré

Laudelina - 15/03
Auxiliar de Cozinha




quinta-feira, 29 de março de 2012

CURSO para PROFESSORES (29/03/2012)

No dia 29/03/2012, os professores que atuam na Educação Infantil do município de Canoinhas, estiveram participando da apresentação do Sistema Pedagógico Expoente, o qual estará sendo implantando neste ano letivo.


  
 

quarta-feira, 28 de março de 2012

CURSO para Diretores e Monitores (28/03/2012)

No dia 28/03/2012 (quarta-feira) todos os diretores das Unidades Escolares Municipais estiveram participando do Curso que foi ministrado por profissionais do Sistema Pedagógico Expoente, os quais neste ano, estarão implantando o material de apoio para a Educação Infantil do município.



Os Monitores da Educação Infantil também foram convidados a participar do Curso de Formação Continuada, que neste momento foi direcionado, especificamente para a área de atuação no Berçário dos CEIs.





domingo, 25 de março de 2012

COMUNICADO AOS PAIS (26/03/2012)


Canoinhas, março de 2012.

Senhores Pais,

Comunicamos aos senhores que dia 29/03/2012 (quinta-feira), não haverá aula para os alunos de Maternal, PréI(Jardim) e PréII, pois os Professores estarão participando de um CURSO de Formação. Haverá Atendimento, neste dia 29/03, somente aos alunos de Berçário.

Certos de sua atenção e compreensão, desde já agradece.

A direção.



segunda-feira, 19 de março de 2012

CALENDÁRIO do CEI "Vinícius de Moraes"- 2012

CALENDÁRIO LETIVO 2012


JANEIRO
Férias escolares
30 e 31/01 – escolha de ACTs
FEVEREIRO
01-Início com professores efetivos
02-Dia de estudo Diretrizes Curriculares
03  – Atividades de planejamento com professores nos CEI
06-Dia de estudo Avaliação
07 a 09 – Atividades de planejamento com professores nos CEI
10-Reunião Pedagógica
 13-Início das aulas/semana readaptação
20 e 22 –Revezamento
21- Feriado
MARÇO
06/03- Assembléia Geral no CEI
07/03- Entrega dos bilhetes RIFA
29/03- CURSO para Professores (Atendimento somente ao BERÇÁRIO)
ABRIL
03-Sorteio da RIFA - CESTA de Páscoa
05- Revezamento(Atendimento ao BERÇÁRIO e MATERNAL)
06- Feriado Paixão
20-Reunião Pedagógica
MAIO
01-- Feriado ( Dia do trabalho)
03-- Feriado (Santa Cruz)
10-Homenagem às Famílias
JUNHO
07-- Feriado (Corpus Christi)
08-Revezamento (Atendimento ao BERÇÁRIO e MATERNAL)

 
JULHO
07/07- FESTA JULINA
20 à 27 – Recesso Escolar p/ alunos ( jardim e pré-escolar)
30- Retorno as aulas
AGOSTO
09/08-Entrega da Avaliação p/ os pais
17- Reunião Pedagógica
SETEMBRO
07-Desfile
10-Compensação do Desfile
12- Feriado (Dia de Canoinhas)
OUTUBRO
08 à 11-Homenagem às Crianças
12-- Feriado (Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida)
15- Dia do Professor (não há atendimento)
NOVEMBRO
02-- Feriado (Finados)
15-- Feriado (Proclamação da República)
16-Revezamento
 ( Atendimento ao BERÇÁRIO e MATERNAL)
23--Reunião Pedagógica
28- Noite Cultural
DEZEMBRO
18-Encerramento do Ano Letivo ( jardim e pré-escolar)
24-Recesso escolar
25-Natal
31-Recesso Escolar

Observação: Os dias de reuniões Pedagógicas ou Cursos serão avisados com antecedência através de bilhetes.

E durante o ano letivo poderão ocorrer mudanças no calendário escolar.


quarta-feira, 7 de março de 2012

PPP-Plano Político Pedagógico (2012)

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

VINÍCIUS DE MORAES”

1 APRESENTAÇÃO
O Centro de Educação Infantil Vinicius de Moraes está localizado em um espaço alugado pela Prefeitura Municipal de Canoinhas na Rua: Francisco de Paula Pereira, nº 1441, Centro. Foi implantado, a princípio, no ano de 2003,   através de Convênio entre a Prefeitura de Canoinhas e a  Associação Espírita Lar de Jesus, sendo que esta última cedeu espaço físico para o atendimento  e a Prefeitura responsabilizou-se com os demais itens necessários para o desenvolvimento da Educação Infantil.
Instalava-se assim, o primeiro Centro de Educação Infantil no Bairro Centro, tendo número expressivo de famílias que procuravam o local para o início da Educação Básica para seus filhos. Até o ano de 2006 funcionou nas dependências da Associação Espírita "Lar de Jesus, quando, devido a grande procura de vagas e espaço limitado para o atendimento, chegou-se a decisão de alocar um espaço maior para atender a demanda.".
A partir do ano de 2007, de acordo com o artigo 66, inciso VI da Lei Orgânica do município e através do Decreto nº 056/07, assinado pelo Prefeito   Leoberto Weinert instituiu o Centro de Educação Infantil na data de 04  de abril 2007, sendo que o mesmo foi registrado e publicado junto à Secretaria Municipal de Administração e Finanças em 04/04/2007,no endereço acima citado.
No ano de 2009 a Prefeitura Municipal de Canoinhas efetuou a compra de um terreno próximo ao “Lar de Jesus” na Rua: Paulo Hitzmann, esquina com a Rua Agenor Fábio Gomes. 
Em 2010 iniciou-se a construção do novo Centro de Educação Infantil Vinicius de Moraes, com a infra-estrutura de acordo com os Parâmetros Nacionais de Infra-estrutura para a Educação (Infantil ) com cinco salas de aula, berçário, cozinha, refeitório, secretaria, sala dos professores, depósito, lavanderia, banheiros, área coberta para recreações e parquinho. O mesmo encontra-se em fase de acabamento com inauguração prevista para 2012.
A Educação Infantil do Centro de Educação Infantil Vinicius de Moraes está divido da seguinte forma:

Creche: alunos com idade de 4 meses a 3 anos.
01 turma de berçário em período integral, matutino e vespertino.
01 turma de maternal em período integral, matutino e vespertino.

Pré-escola: alunos com idade de 3 anos a 5 anos 11meses e 29 dias.
01 turma de jardim em período integral, matutino e vespertino.
01 turma de pré-escola em período integral, matutino, vespertino.
Os horários estão distribuídos entre os turnos: matutino, vespertino e integral, tendo seu início de funcionamento às:
 7:30h até as 12:00h para o período matutino;
13:00h até as 17:00h para o período vespertino;
7:00h até as 18:30 para o período integral, para as turmas de Berçário e Maternal;
7:30 até as 17:30 para as turmas de Jardim e Pré.
As turmas variam a cada ano de acordo com a procura por vagas, inclusive no prédio localizado na Rua: Paula Pereira, o espaço físico do CEI comporta no máximo quatro turmas distribuídas entre integral, matutino, e vespertino.

1.1  HISTÓRICO DE VINÍCIUS DE MORAES
A denominação do CEI Vinícius de Moraes surgiu após pesquisas de escritores que tivessem suas obras ligadas à educação infantil. Na primeira Assembléia de Pais foi feita uma votação e o  nome deste autor foi o favorito.
O biógrafo de Vinícius, José Castello, autor do livro "Vinícius de Moraes: o Poeta da Paixão - uma biografia" nos diz que o poeta foi um homem que viveu para se ultrapassar e para se desmentir. Para jogar, enfim, com as ilusões e com a credulidade, por saber que a vida nada mais é que uma forma encarnada de ficção. Foi, antes de tudo, um apaixonado - e a paixão, sabemos desde os gregos, é o terreno do indomável.
1.2 CONCEPÇÃO DA INFÂNCIA
Essa concepção varia de acordo com a cultura onde é concebida. Faz-se necessário compreendê-la como fruto das relações sociais de produção que engendram as diversas formas de ver a criança e produzam a consciência do desenvolvimento infantil. Na idade média a criança era vista como um humano na sociedade, sem importância a sua formação biológica.
Século XVI – começa a estabelecer a diferença entre o mundo infantil a o mundo adulto.
Século XVII – Definiu-se um novo lugar para a criança e a família, fruto das novas relações sociais, estabelecidas pelo capitalismo. Mulheres e crianças trabalhando em fábricas, era a exigência do aumento de produção econômica.
Da idade média a inicio da idade moderna.
Os Educadores e Filósofos compreendiam a Infância como: capacidades inatas, potenciais naturais, Ser incompleto e imaturo. A criança era mantida a distância, dos adultos, em um local  denominado escola.
XVIII – Tal fato caracterizou o século. A educação das crianças passa a adotar princípios de corrigir, compensar e recuperar sua condição de marginalidade social. Mais é a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 que a criança brasileira conquista seus direitos no campo da educação. A creche ou a Instituição de Educação Infantil passa a ser vista como uma alternativa e um direito para a família e um direito das crianças; ”Importante apoio para melhorar as relações familiares, aproximar a família da comunidade e liberar a mulher da rotina da vida doméstica. Para as crianças a creche pode ser fonte de experiência, ricas e proveitosas...”Portanto os anos 80 e a década de 90 marcaram um período de revisão legislativa, principalmente no que diz respeito a família e a educação.
Este trabalho concretizou-se na promulgação do estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), (Lei 8.069/90), importante marco jurídico-legal no que diz respeito aos diretos de cidadão concedidos as crianças e adolescente e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), que atribui pela primeira vez na história da educação brasileira a educação infantil como primeira etapa da educação básica, passando a ser um direito e responsável o sistema educacional e não apenas da área social, da justiça ou da saúde. O atendimento a criança no Brasil teve grandes avanços no que se refere às leis que garantam a esta criança o direito a uma Educação Infantil de qualidade. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil/98 o Parecer 022/98 do Conselho Nacional de Educação, normatizam a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas para as instituições públicas e privadas FUNDAMENTADAS NOS PRINCÍPIOS DE CUIDADO E EDUCAÇÃO.
As instituições de Educação Infantil deverão considerar os seguintes fundamentos norteadores: Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; Princípios Políticos dos Diretos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade do Respeito à Ordem Democrática; Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade, da Qualidade, da Diversidade e das manifestações Artísticas e Culturais.
 Em 1998 o MEC distribuiu o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL para a EDUCAÇÃO INFANTIL (RCNEI), que se constituiu um marco no que se refere à construção do conhecimento em Educação Infantil onde o educar e  cuidar aparecem como ações indissociáveis. É preciso portanto, entender a criança como um ser social e histórico, que apresenta diferenças de preferência sócio-econômica e cultural, familiar, racial, de gênero e de faixa etária, que precisam ser respeitadas nos CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEIs).
Vale destacar que em fevereiro de 2006, a Lei 11.274 altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para Ensino Fundamental com matrícula obrigatória a partir de 6 (seis) anos de idade.
Assim, a Educação Infantil se comporá de grupos de crianças na faixa etária de zero a cinco/seis anos[1], definidos da seguinte forma:
                                                                                                       
Etapa de ensino

Faixa etária prevista
Educação Infantil
Creche

Pré-escola
Zero a 5/6 anos
Zero a 3 anos de idade

4     a 5/6 anos de idade



[1] Explica-se cinco/seis anos para identificar que na Educação Infantil deste município, a criança que completar seis anos após a data de 31 de março, do respectivo ano letivo, terá sua matricula na pré-escola (conforme Resolução nº 5  de 17 de dezembro de 2009 e Resolução nº1 de 14 de janeiro de 2010.

1.3  ASSEGURAM  



* CONSTITUIÇÃO DE 1988

* ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 1990

* LDB – LEI Nº 9394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

* LEI ORGÂNICA MUNICIPAL
* PLANO  NACIONAL DE EDUCAÇÃO
* PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
* LEI SISTEMA MUNICIPAL nº 4851 (de 14 de novembro de 2011)
* PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS (LEI COMPLEMENTAR Nº 0038/2011, de 14 de novembro de 2011)
* PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL
* LEI COMPLEMENTAR N° 487, DE 19 DE JANEIRO DE 2010


1.4    CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS QUE PROCURAM MATRÍCULAS NO CEI VINICIUS DE MORAES

O Centro de Educação Infantil Vinicius de Moraes atende prioritariamente as crianças cujas mães trabalham fora de seu domicílio e que, dessa forma, necessitam da matrícula integral ou de meio período para seus filhos, com a finalidade de colaborar para o “desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade “ ( art.29 LDB ). Para o atendimento faz-se necessário observar sempre a disponibilidade de vagas. Caso não haja vagas disponíveis, serão consultados outros CEIs para verificar a possibilidade de atendimento e, em não existindo vagas ou a família não querer matricular seu filho em outro CEI, será acrescentado o nome da criança em lista de espera .
Crianças acolhidas em Abrigos, sob cuidados do Juizado da Infância, com encaminhamento para atendimento no CEI, também terão prioridade, de acordo com o que preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu art. 53, inciso I – “ igualdade de condições para o acesso e permanência na escola “ ( CEI).

1.5   OBJETIVO GERAL

       Estimular a participação do corpo docente e discente do CEI Vinícius de Moraes, mediando conhecimento e cuidados com as crianças  em consonância com o art. 29 da LDB , no tocante aos seus” aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, complementando a ação da família e da sociedade.”

1.6   Dados do CEI

ANO
BERÇÁRIO/MATERNAL
PRÉ I (Jardim)
PRÉ II
Total
2008
39
35
22
96
2009
(dados de out)
40
40
37
117
2010
50
28
25
103
2011
21
20
29
37
107







2.0 PAPEL DO C.E.I. :

Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 em seu artigo 29, A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos: físico, psicológico intelectual e social, complementando a ação da família e da sociedade. Busca-se a organização das atividades pedagógicas através de reuniões internas para reflexão dos problemas do C.E.I., procurando alternativas viáveis a afeição de seu objetivo, a construção de um processo democrático de decisões que visam eliminar as relações competitivas, comparativas e autoritárias.
O Centro de Educação Infantil deve estar atento as transformações do mundo, construindo um universo de conhecimento, adequando às necessidades sociais, econômicas, políticas e culturais, respondendo assim as expectativas da sociedade atual.
Entende-se que o papel da Educação Infantil, é primordial no desenvolvimento global da criança, levando-se em conta, o educar e o cuidar, é de suma importância, espaço físico adequado, que, entenda as necessidades individuais de cada criança, proporcionando condições de um desenvolvimento pleno, para que, possa-se redefinir qual o tipo de ser humano para o mundo que queremos habitar.
 Para que tais aspectos tornem-se reais e afetivos é necessário:
·         Organizar o trabalho pedagógico;
·         Buscar conhecimento contínuo para proporcionar melhor qualidade no desenvolvimento de ensino;
·       Articular a participação e interação com os pais e a comunidade:

2.1 FILOSOFIA DO C.E.I.:
“ Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”
(Vinícius de Moraes)
Procura-se com o planejamento escolar, um trabalho coletivo que permita atender alunos quanto a sua necessidade, possibilitando interesses, ações que se sucedem e interagem um todo, escola, família e sociedade. A partir desse pressuposto, busca-se uma abordagem global envolvendo desde as atividades mais significativas do dia-a-dia, até a comprovação do conhecimento cientifico.    

3.0  PROPOSTA  CURRICULAR

                        De acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais, a Educação Infantil foi instituída e fundamentada em uma concepção de criança como ser único, singular, histórico e social, em pleno processo de desenvolvimento, que pensa, manifesta desejos, interesses, necessidades e que se expressa através de diferentes linguagens, para representar, elaborar e se apropriar do mundo a sua volta. 
Para nortear a Proposta Pedagógica da Instituição de Educação Infantil, a Câmara de Educação Básica – CEB propõe através do Parecer nº: 05/09 as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, respeitando os seguintes Princípios:
a)   Princípios Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
b)   Princípios Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
c)    Princípios Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
d)   Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica da Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
e)   Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
f)     Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;
g)   Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e criança e quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;
h)   Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
i)     Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional e linguística.
PROJETOS COMPLEMENTARES
·         Leia Canoinhas
·         Paca (parceria com a empresa Rigesa)
·         Projeto Recicle
·         Encontro de Pais
·         Projeto Cante, dance... faça sua história
·         Projeto Humanização

3.1  CURRÍCULO

É necessário pensar o currículo como um elo que implica em poder, transmite visões sociais, particulares e de interesse da comunidade escolar.
A organização curricular de acordo com os eixos de trabalho tem como objetivo orientar o professor apresentando caminhos para sistematizar as intenções educativas de 0 a 5 anos. De acordo com as Diretrizes Curriculares o currículo vem sendo implantado e colocado em prática por professores da Educação Infantil e nas Escolas do Município, considerando os âmbitos nacional e estadual que asseguram o direito da criança à Educação Infantil de Qualidade.
Desta forma entendida como ato que se constrói na coletividade e que envolve todas as experiências desenvolvidas pela escola, com objetivos de produzir identidades, que o Currículo constitui-se no principal objetivo de atuação dos educadores.
O Currículo não é um instrumento neutro, nem pode ser separado do
contexto social, uma vez que, ele é historicamente situado e culturalmente determinado.
Portanto, em conformidade com a Diretriz Curricular Municipal, O currículo deve estar em constante evolução, reflexão, avaliação e reelaboração, sendo um processo de construção do coletivo, em que toda a comunidade da instituição tenha espaço garantido para participar, sejam crianças, famílias e profissionais envolvidos.
            Nesta perspectiva, o currículo deve servir de instrumento para o professor que trabalha com as crianças com vistas a desenvolver uma proposta pedagógica coerente com as concepções propostas que se traduzam em ações que:
            1 - Considerem a ação do adulto de vital importância no desenvolvimento e construção do conhecimento pela criança;
            2 - Ofereçam várias oportunidades que desafiem o raciocínio e permitam à criança elaborar hipóteses;
            3 - Ofereçam oportunidades de fortalecimento de auto-estima e construção de identidade;
            4 - Levem em conta que o brincar constitui uma forma privilegiada de aprender e que o ambiente lúdico é o mais adequado para envolver a criança no processo educativo;
            5 - Respeitem e incorporem a diversidade de expressões culturais. As diferentes formas de linguagem - verbal, musical e plástica – e que todas as formas de comunicação e expressão são básicas para que a criança compreenda, socialize e se estruture na cultura e na sociedade;
            6 - Propiciem atividades que possibilitem o desenvolvimento da fala, do corpo, das artes, da música, da dança, da leitura, da escrita e da tecnologia.

3.2 OBJETIVOS ORGANIZADOS EM ÂMBITOS E EIXOS DE TRABALHO
Os eixos curriculares, nesta etapa, apresentam-se como âmbitos de experiências, no sentido de que se referem mais às experiências e as atividades  que as crianças realizam do que às informações e conhecimentos que o professor deve ensinar. Na prática educativa o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos ocorre de maneira integrada e interligada nos diferentes âmbitos a serem trabalhados com os pequenos.
Baseado no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 1998), a organização do trabalho pedagógico está colocada em dois âmbitos: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Os quais dão visão didática do trabalho pedagógico possibilitando compreender, refletir e intervir nos campos de ação das experiências que são promovidas no interior dos Centros de Educação Infantil Municipal e Pré-Escolas para as crianças desde o berçário até a idade pré-escolar.
O âmbito de experiências Formação Pessoal e Social propõe a construção do sujeito, desafiando para que a criança aprenda a conviver, ser e estar com os outros e consigo mesma. Dentro de um eixo: Identidade e Autonomia.
No âmbito de experiências Conhecimento de Mundo, refere-se à construção de diferentes linguagens, propiciando a interação com os outros e a mediação com o conhecimento constituído, compreendendo o mundo e atuando nele, nas diferentes idades. Nos seis eixos: Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Para as crianças de zero a três anos, foram consideradas a linguagem musical e expressão corporal, linguagem plástica, linguagem matemática e linguagem oral e escrita na mesma dimensão da linguagem, considerando esta como um instrumento de comunicação entre os seus pares e adultos, no sentido de se apropriar, compreender, se expressar, representar, interpretar ou modificar a realidade utilizando diferentes elementos o gesto, a dança, a palavra, o desenho...
Com relação aos conteúdos, os mesmos serão desenvolvidos através da linguagem oral, escrita, expressão e produção plástica, produção e expressão musical, expressão corporal, relação de medidas e representação de espaço.
Os conteúdos são um conjunto de formas culturais com saberes selecionados para fazerem parte das diferentes áreas, em fim dos objetivos gerais de cada uma delas. Os conteúdos incluem fatos, conceitos, habilidades, técnicas, estratégias, valores, normas e atitudes. A criança que freqüenta o Centro de Educação Infantil, não aprende somente conhecimento sistematizado, mas sim, conceitos, hábitos, atitudes e valores.
Toda ação pedagógica é formulada através de projetos elaborados por profissionais da educação infantil que atuam nos Centros de Educação Infantil.

3.3 OBJETIVOS DE CADA EIXO DE TRABALHO

Conforme o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (Brasil), as Unidades Educacionais devem oportunizar trabalhos para desenvolver:
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Eixo: IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivos:                           
Crianças zero a três anos
      Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
      Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
      Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
      Brincar;
      Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
Crianças de quatro a cinco anos
      Formular uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;
      Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais; respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
      Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências.
CONHECIMENTO DE MUNDO
Eixo: MOVIMENTO 
Objetivos:   
Crianças zero a três anos
      Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
      Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
      Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
      Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
Crianças de quatro a cinco anos
      Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
      Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
      Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
      Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
      Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

Eixo: MÚSICA
Objetivos:   
Crianças zero a três anos
      Ouvir, perceber e reconhecer eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
      Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Crianças quatro a cinco anos
      Explorar e diferenciar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
      Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações e interpretações musicais.

Eixo: ARTES VISUAIS
Objetivos:   
Crianças zero a três anos
      Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de uso e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
      Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Crianças quatro a cinco anos
      Interessar-se pelas próprias produções, pelas produções de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura;
      Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Eixo: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:   
Crianças zero a três anos
      Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
      Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e de contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc..
Crianças quatro a cinco anos
      Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros literários e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
      Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e de vivência de diversas situações na qual seu uso se faça  necessário;
      Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
      Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
      Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
      Escolher os livros para ler e apreciar.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos:   
Crianças zero a três anos
      Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Crianças quatro a cinco anos
      Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginado soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
      Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
      Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
MATEMÁTICA
Objetivos:               
Crianças zero a três anos
      Estabelecer aproximação com algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
Crianças quatro a cinco anos
      Reconhecer e valorizar os números, as operações matemáticas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
      Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativos a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
      Apresentar confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
Com relação a organização dos conteúdos, serão desenvolvidos através da linguagem oral, escrita, expressão musical, expressão corporal, relações medidas e representação do espaço.
Os conteúdos são um conjunto de formas culturais com saberes selecionados para fazerem partes das diferentes áreas, em função dos objetivos gerais de cada uma delas. Os conteúdos incluem fatos, conceitos, princípios, habilidades técnicas, estratégias, valores, normas e atitudes. A criança que freqüenta a educação infantil não aprende somente conhecimentos sistematizados, mas conceitos, hábitos, atitudes e valores.

Segundo a proposta da Educação Infantil: A avaliação se converterá em parte integrante do Projeto Educativo, na medida em que orienta e reconduz sua atuação. A avaliação que se pretende será a de princípios emancipatórios, avaliando a criança como todo seus aspectos cognitivos, intelectual e sócio-emocional.
De acordo com a LDB- Artigo 31 – Seção II “(...) a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e o registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.”
A responsabilidade dos educadores ao avaliar as crianças, a si próprio e a Proposta Pedagógica, permitirá constante aperfeiçoamento das estratégias educacionais na Educação Infantil é um processo de registro e reflexão sobre o que acontece com a criança no cotidiano da Instituição.
Segundo estabelece a Diretriz Curricular Municipal, a avaliação da criança pode ser verbalizada e expressa em conversas coletivas. Também há outras estratégias de se avaliar, pode-se utilizar do desenho, da construção, da expressão corporal, de músicas, da brincadeira, etc. Por meio da observação, o professor poderá saber que experiências estão sendo vivenciadas pelas crianças, que conflitos estão enfrentando, que conceitos estão elaborando e que conhecimentos precisam ser ampliados.
Os êxitos e as dificuldades devem ser acompanhados pelo professor de maneira a permitir uma avaliação do seu trabalho com as crianças, verificando se os objetivos que foram traçados no Planejamento estão sendo alcançados.
A avaliação é qualitativa, pois em nenhum momento tem um caráter classificatório, eliminatório, nem discriminatório.
De acordo com a Diretriz Curricular Municipal, a avaliação deve ser um processo descritivo e reflexivo sobre as principais características, competências cognitivas e interativas do grupo e de cada criança, realizado através de relatórios individuais. Nesta perspectiva, as Diretrizes da Educação deste município sinalizam uma prática avaliativa da aprendizagem e desenvolvimento das crianças, pautadas na seguinte possibilidade:
        Na creche - do berçário ao jardim - 02 avaliações orais através de reunião com pais, onde se explicite as principais conquistas do grupo (no 1º e 3º bimestre) e 02 com relatórios descritivos individuais no 2º e 4º bimestre;
     Na pré-escola os relatórios individuais serão bimestrais.

4  DIMENSÃO ADMINISTRATIVA:

A Formação acadêmica e profissional do corpo docente do Centro de Educação Infantil “Vinícius de Moraes”, é composta por professores efetivos e professores contratados, que foram convidados a ocuparem vagas de funcionários que estão em cargos comissionados e/ou professores que estão sob o regime de readaptação. São todos profissionais graduados e pós-graduados, de acordo com a legislação vigente.
Os funcionários que compõe o quadro de serventes, tem a formação mínima do ensino médio, e são efetivos por concurso público, conforme exigência legal.
Os monitores foram, no início do ano de 2012, admitidos por tempo determinado (ACT-Admissão em Caráter Temporário), porém está previsto concurso público para efetivação do quadro, também em conformidade com a legislação.
A valorização dos profissionais da Educação, no município de Canoinhas é seguida de:
  • Plano de carreira, aprovado no ano de 2011, LEI COMPLEMENTAR Nº 0038/2011, de 14 de novembro de 2011, onde consta a remuneração do magistério do município de Canoinhas;
  • Lei nº 30022 de 28/12/1998, onde consta as progressões que recebem por: desempenho e cursos, bem como a valorização da formação do professor.
  • Lei do Sistema Municipal, nº 4851 de 14 de novembro de 2011;
  • A avaliação dos profissionais é feita por uma comissão avaliadora.
4.1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

            A avaliação abre possibilidades, cria desafios, sugere hipóteses a serem testadas, propõe uma melhor observação, requer assumir formas de avaliar o que está bem e o que precisa ser corrigido.
Portanto, no final do ano letivo poderá ser organizado uma avaliação institucional, a fim de diagnosticar o trabalho, em todos os âmbitos e setores.
Apreciar sobre aspectos que vemos, o que fazemos, o que ouvimos, o que nos interessa e o que nos desagrada, para então aperfeiçoar os pontos positivos e melhorar os negativos.

4.2 DA ORGANIZAÇÃO DO C.E.I.

            O Centro de Educação Infantil “Vinicius de Moraes”, amparado pela lei n° 9394/96, em seu artigo 30, oferece a Educação Infantil para crianças de quatro meses até seis anos de idade em suas dependências físicas.
            O período de funcionamento do C.E.I. é das 07:00 horas às 18:15 horas,  ficando estabelecido os horários da seguinte forma:
  • Berçário e Maternal: 07:00 horas às 18:15 horas, crianças matriculadas na turma, em período integral;
  • Pré I (Jardim) e Pré II: 7:30 às 17:30 horas, crianças matriculadas na turma
 em período integral,  8:00 horas às 12:00 horas, matrículas do período matutino e vespertino das 13:00 horas às 17:00 horas. Vale salientar que em cada período (matutino e vespertino) estende-se o horário para mães que trabalham, não excedendo o horário limite para cada turma, ficando então para o período Matutino até às 12:30 horas e vespertino até 17:30 horas, para as turmas de PréI (jardim) e Pré II.
Cabe aos pais encontrar formas de se adequar aos horários estabelecidos. Lembrando que a mãe só tem direito a matrícula em período integral caso apresentar declaração de trabalho.
            O Centro de Educação Infantil, possui seu calendário interno, baseado no calendário letivo da Rede Municipal de Educação, respeitando algumas peculiaridades como, dias de revezamento, que será oferecido atendimento normal para as crianças matriculadas na turma de Berçário e Maternal ( de 4 meses à 3 anos) e crianças matriculadas no Pré I (jardim) e Pré II serão dispensados, em dias de reuniões pedagógicas e encontros gerais dos C.E.I.´s, recesso escolar, Assembléia de Pais e Professores, reuniões da APP e programação de eventos culturais e comemorativos. 

4.3  DA MATRICULA:

A matricula no Centro de Educação, é oferecida para crianças de quatro meses a seis anos de idade, bem como, as mães que trabalham fora, ou ainda conforme indicado no Item 1.4 deste PPP, referindo-se a crianças acolhidas em Abrigos; porém também são atendidas crianças em períodos determinados pelo C.E.I. de acordo com a disponibilidade das vagas.
Sob quaisquer condições de tutela a criança só poderá permanecer no CEI se estiver devidamente matriculada.
No ato da matrícula, o C.E.I. solicita os documentos necessários, entre eles:
·         RG e CPF da mãe;
·         Registro de Nascimento da criança;
·         Carteira de vacina da criança (em dia);
·         Comprovante de residência;
·         Declaração de Trabalho da mãe da criança, preenchida pelo(a) seu(a) empregador(a).
 A declaração de trabalho é solicitada em casos de pedidos para vaga de
Berçário, Maternal e mães que precisam da matrícula em período integral.


4.4 LISTA DE ESPERA 

Devido ao grande fluxo de procura por vaga no CEI “Vinícius de Moraes”, surgiu a necessidade de realizar um registro dos dados das pessoas que necessitam de vaga(s) para seu(a) filho(a), formando uma LISTA DE ESPERA.
A Lista de Espera é consultada cada vez que surge uma vaga na turma correspondente a faixa etária solicitada no ato do registro pela procura.
 Vale salientar que, o registro desses dados não garantem a matrícula. Todo fim de ano caso o CEI não dispuser da vaga procurada (vaga para alunos novos), inicia-se uma nova lista, descartando a listagem do ano anterior.

4.5  O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

De acordo com a Diretriz Curricular Municipal, enfrentar o novo, o desconhecido, representa um desafio muito grande para os pequenos de 0 a 5 anos. Pois demanda afastar-se um pouco dos familiares, de seus brinquedos, objetos e pertencentes queridos, para conhecer, socializar, cumprir regras, alimentar-se de forma diferente, brincar em outros espaços, com outras pessoas e dividir tudo, brinquedos, o colo, um lugar a mesa...
Mas, nesse período, não são só as crianças que ficam apreensivas, angustiadas, com saudade e vontade de chorar; também a família sente a dor do afastamento, a dor da entrega para um “desconhecido” o seu pequenino, seu maior tesouro...
Então, muitas emoções e sentimentos vêm à tona, a culpa, a dúvida, a insegurança, o medo... Após determinado tempo de convivência, em que as relações, os vínculos vão se formando, o choro vai cessando e dando lugar ao abraço, as amizades, as descobertas, a aprendizagem...
            A fim de evitar cenas de mães (ou responsáveis), que choram discretamente, se sentindo culpadas pela separação, e a criançada ao ver os adultos saírem pela porta também choram é que a direção, professores e  os profissionais escolares programam uma boa adaptação para todos.
Isso só é possível e é extremamente importante quando os pais e/ou responsáveis, ficam cientes de que há necessidade de estabelecer o período de adaptação de seu(a) filho(a) no CEI.
No sentido de propiciar um conforto maior, é que ficou estabelecido que na primeira semana de freqüência no CEI, a criança pode ter a presença num período de curta duração, como por exemplo, 2 (duas) ou 3 (três) horas diárias, para crianças matriculadas em meio período (matutino ou vespertino). Para as crianças matriculadas em período integral que a adaptação seja de  meio período (matutino ou vespertino).
Obviamente, que tudo isso vai depender das condições de disponibilidade da família. Porém vale salientar que o CEI, coloca em primeiro lugar o bem estar da criança.


4.6  A RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE NA UNIDADE
ESCOLAR
                                                                                      
Segundo orientação descrita na Diretriz Curricular Municipal, atualmente se considera fundamental a participação da família e da comunidade na Unidade Escolar, porque a qualidade e o sucesso do desenvolvimento da criança, físico, psicológico, social e cognitivo, está estreitamente vinculado a parceira estabelecida com a família.
            Tudo começa no primeiro encontro, no ato da matrícula com uma entrevista que fale da criança em casa, no seio da família, com perguntas básicas, como se alimenta, como dorme, brinca... No dia a dia a interação ocorre na porta, com pequenos recados, trocas de informações sobre o dia e a noite, alimentação, indisposições, descobertas, falas, tristezas e alegrias do dia a dia. Encontros rápidos, mas diários.
            Está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que a Unidade Escolar tem a responsabilidade de explicar, apresentar para os pais as ações pedagógicas, através do Projeto Pedagógico. Partindo de uma concepção de educação construída no coletivo.
De acordo com um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente, Antônio Carlos Gomes da Costa “Quando o assunto é aprendizagem, o papel de cada um está bem claro - da escola, ensinar e dos pais, acompanhar e fazer sugestões”.
Os pais ou responsáveis pela criança, ficam cientes das normas gerais do C.E.I. ao assinar a matrícula comprometendo-se no período em que a criança freqüentar o CEI cumprir os itens nela mencionados.
As normas gerais do C.E.I. foram estabelecidas em conjunto com os demais Centros Educação infantil do Município, e  Secretaria Municipal de Educação. Os pais ou responsáveis devem ficar cientes destas normas e cumpri-las eficientemente, para que o andamento do C.E.I. não seja prejudicado.
Portanto, no ato da matrícula o responsável pela criança fica ciente e compromete-se  de no período em que criança freqüentar o CEI de cumprir os seguintes itens (normas):
Lembrando Que:
1-  Os pais são os primeiros responsáveis pelos filhos.
2-  Não  trazê-lo doente para o Centro de Educação Infantil;
3-   Acatar orientações prestadas quanto à medicação, cuidados na higiene,
alimentação, vestuário e outros(no CEI só será dada a medicação c/ receita médica);
4-  Leva-lo p/ exames, consultas ou tratamento médico-odontológico sendo necessário
5-  Especificamente no caso do piolho, o responsável será primeiro alertado, reavisado (final de semana) e então caso permaneça a criança será dispensada para sanar o problema evitando o contagio para outras crianças.
6-           Informar se a criança possui algum problema de saúde que necessite
de algum cuidado especial?  (  ) Sim   (  ) Não   Qual: _______________
7-            Informar quando: não estiver mais trabalhando ou mudar de trabalho,
mudar de residência, telefone, e de pessoas que trazem ou levem a criança;
8-  Trazer declaração de trabalho no prazo determinado e responsabilizar-se
junto com o declarante sobre informações contidas na mesma.
9-    Participar de reuniões ou eventos quando convidado;
10- Divulgar e falar bem do CEI onde seu filho estuda.
11- Contribuir com a APP  conforme estabelecido na assembléia geral;
12- Só trazer brinquedos e objetos, quando solicitado pela profª ou funcionária
13- Não chegar comendo doces, balas, chicletes.
14- Conferir as roupas/pertences da cç (trazendo sempre mochila ou sacola p/ colocá-los)
15- Trazer diariamente na mochila o kit de higiene (toalhinha, escova d dente, copo p/ água)
16-  Avisar no C.E.I. quando a criança precisar faltar  por mais de 2 (dois) dias;
17-  Manter um bom relacionamento com os funcionários do C.E.I.
informações, sugestões ou reclamações fazer diretamente no C.E.I. ou neste caderno;
18- Os pais deverão responsabilizar-se ou responsabilizar alguém pela criança, sempre que houver necessidade, em caso de não atendimento no CEI, por motivo de capacitação, reuniões pedagógicas, ponto facultativo ou cursos p/ professores e/ou funcionários;
19- Respeitar o horário (que é o seguinte: p/ as turmas de berçário e maternal é das 7:00 às 18:00 hs; e p/  jardim e pré-escolar é das 7:30 às 17:30 hs.
20- Colaborar com a conservação do pátio, não jogar lixos,não entrar fumando,
         não trazer cachorros ou outros animais no pátio da instituição.
21- Entregar a criança junto a professora e avisa-la de sua saída.
22- Observar sempre este caderno,  atualizado dados e assinando os bilhetes
comprovando estar ciente das informações constadas neles.
Observação importante: A criança de 0 a 03 anos cujos pais não estiverem trabalhando perderão a vaga e as de 04 a 06 perderão a vaga do período integral,
 ficando com a vaga  de meio período. O turno será oferecido de acordo com a disponibilidade do C.E.I.;

4.7  DO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS

O horário de chegada e saída deve ser observado e cumprido conforme previsto (contrato matricula).
Os pais precisam estar cientes de que é de sua responsabilidade comunicar a instituição quanto à transferência, desistência ou afastamento por tratamento de saúde.
No caso de não haver nenhum pronunciamento dos pais no prazo de 3 dias a criança estará desvinculada da Instituição, cedendo a vaga para outra criança que está na lista de espera.
Quanto aos dias de estudo e reuniões pedagógicas fica claro que as crianças ficam dispensadas ou será feito revezamento conforme calendário letivo, de acordo com o contrato assinado no ato da matricula.
Conforme já citado na “Organização dos CEIs” o ano letivo para as turmas de Pré I(Jardim) e Pré II terminam conforme o calendário de cada ano, ou seja, no ano de 2012 o encerramento será no dia 18/12/2012. Portanto, crianças matriculadas nestas turmas à partir desta data estarão de férias.
O atendimento por período integral é assegurado especificamente, as crianças cujo os pais  trabalham fora de casa, desde que, haja disponibilidade de vagas.

5       DIMENSÃO FINANCEIRA

A dimensão financeira do CEI “Vinícius de Moraes” é composta pela Contribuição mensal espontânea da APP (Associação de Pais e Professores) conforme estabelecido em Assembléia Geral.
A captação e aplicação dos recursos financeiros para melhorar a permanência do aluno na escola, é organizada conforme estabelecido durante as reuniões com os membros da diretoria da associação e direção da escola ( que leva para estes as principais necessidades nos setores do CEI). Durante as reuniões são efetuadas também a prestação de contas desse recurso.
Os membros da APP também organizam festas e promoções,  que auxiliam no que se refere a suprir as necessidades básicas da instituição.
O CEI conta também com o recurso do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), cujo valor é estabelecido conforme o número de alunos identificados pelo Censo escolar, no ano anterior e o Recurso repassado pela Prefeitura Municipal de Canoinhas, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, recurso esse válido até o mês de dezembro do ano de 2012. Vale esclarecer que o valor citado, só é repassado, quando respeitado as normas de prestação de contas, estabelecidas no contrato.

6       DIMENSÃO FÍSICA  

A instituição conta com: 1 secretaria, 4 salas de aula, 1 sala de professores, 1 cozinha/refeitório,1 banheiro para funcionários, 2 banheiros adequados para as crianças.
O espaço físico, fora da instituição contém um parquinho: Com 03 balanços, 1 escorregador, 1 (um) trepa-trepa, um carrossel p/ 06 crianças e uma casinha de boneca.

7       COMPETE AO DIRETOR

Conforme Seção II da Lei do Sistema Municipal de Ensino
DAS DIREÇÕES DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Art. 155A direção dos Centros de Educação Infantil, entendida como um todo orgânico, será exercida por profissionais habilitados, na conformidade das disposições legais que regulamentam a matéria e que atendam aos requisitos, descritos neste artigo.

7.1 COMPETE AO PESSOAL DOCENTE

(Conforme Anexo V do Plano de Carreira)

Professor de Educação Infantil
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
- Docente habilitado para ministrar aulas na Educação Infantil e Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, em quaisquer modalidades de educação, de acordo com habilitação especifica para cada uma das áreas de conhecimento.
DESCRIÇÃO DETALHADA
1.     Planejar, ministrar aulas, orientar a aprendizagem dos alunos e zelar pelo desenvolvimento do aluno, respeitando seus interesses e conhecimentos prévios;
2.     Atualizar-se em sua área de conhecimento;
3.     Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com o regimento escolar, nos prazos estabelecidos;
4.     Constatar necessidades e encaminhar os alunos aos setores específicos de atendimento;
5.     Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino;
6.     Cooperar com os serviços de administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional;
7.     Cooperar com os serviços dos Pedagogos e Especialistas em Assuntos Educacionais no que for estabelecido para o Projeto Político Pedagógico da escola;
8.     Cumprir as horas-atividade de acordo com o que a Unidade Escolar estabelecer;
9.     Cumprir com os horários pré-determinados pela escola;
10.  Elaborar programas, planos de curso e de aula no que for de sua competência;
11.  Estabelecer formas alternativas de recuperação para os alunos que apresentarem menor rendimento;
12.  Executar o trabalho docente em consonância com a proposta curricular da escola;
13.  Executar outras atividades compatíveis com o cargo, determinado pela direção da escola ou do órgão superior competente;
14.  Fornecer dados através de preenchimento de diários de classe, planejamento e outros documentos apresentados ao professor;
15.  Informar os pais de reuniões na escola, quando solicitado pela direção ou quando o próprio professor sentir necessidade;
16.  Levantar, interpretar e formar dados relativos à realidade de sua(s) classe(s);
17.  Manter-se atualizado sobre a legislação de ensino;
18.  Participar da elaboração do regimento escolar e da proposta pedagógica da escola;
19.  Participar no processo de planejamento das atividades da escola e de reuniões, encontros, atividades cívicas, culturais e conselhos de classe;
20.  Participar, como convocado (a) de reunião, conselhos de classe, atividades cívicas, reuniões de estudos ou cursos;
21.  Promover experiências de ensino e aprendizagem contribuindo para o aprimoramento da qualidade de ensino;
22.  Seguir as diretrizes do ensino, emanadas do órgão superior competente;
23.  Zelar pela aprendizagem do aluno;
24.  Zelar pela disciplina e pelo material docente;
25.  Produzir com as crianças as regras do grupo, estimulando nestas o senso de limites e respeito.
26.  Executar o trabalho em conjunto com os profissionais que realizam monitoria, visando a plena atenção ao aluno.
27.  Agir com ética, respeito e solidariedade perante companheiros de trabalho, contribuindo com o bom clima organizacional.
28.  Cultivar um bom relacionamento com alunos, pais responsáveis.
29.  Atuar em parceria com outros profissionais.
30.  Utilizar materiais adequados à faixa-etária das crianças, estimulando seu processo de desenvolvimento cognitivo.
31.  Criar situações que elevam a auto-estima da criança, tratando-a com afetividade, melhorando o vínculo com a mesma e conseqüentemente, facilitando o processo ensino-aprendizagem.
32.  Cumprir os dias letivos e horas/aula e horas atividades estabelecidas no calendário escolar, de acordo com legislação vigente, bem como cumprir demais orientações e determinações da Unidade Escolar e Secretaria Municipal de Educação.
33.  Participar de eventos extra-classe estabelecidos no calendário escolar, bem como participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
34.  Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, promovendo a integração entre estes.
35.  Apresentar domínio de conteúdo, utilizando linguagem adequada à compreensão dos alunos.
36.  Apresentar domínio de classe com autoridade, respeito e cooperação, mantendo o bom relacionamento com os alunos.
37.  Manter a sala de aula com ambiência pedagógica estimuladora da aprendizagem.
38.  Elaborar diferentes instrumentos de avaliação, com critérios bem definidos, a partir da matriz de habilidades.
39.  Fazer a reavaliação do processo de aprendizagem dos alunos, sempre que o Conselho de Classe assim determinar.
40.  Estabelecer estratégias de recuperação de estudos sempre que os alunos apresentarem baixo rendimento, revendo os conteúdos relevantes.
41.  Definir juntamente com a equipe técnico-administrativa da unidade escolar, serviços especializados e de apoio, planos de ação com estratégias de intervenção e recursos didáticos específicos e/ou diferenciados, que possibilitem aos alunos que apresentam deficiência, transtorno ou altas habilidades/superlotação, o desenvolvimento das habilidades previstas na matriz curricular, de cada etapa de ensino.
42.  Redigir, quando solicitado, parecer descritivo para acompanhar o histórico do aluno com deficiência, transtorno ou altas habilidades/superlotação.
43.  Executar outras atribuições, correlatas às acima descritas, conforme demanda e/ou a critério de seu superior imediato.

7.2  COMPETE AOS PROFISSIONAIS DE MONITORIA
           
Conforme ANEXO VII do Plano de Carreira
a.    Monitor de Educação Infantil;

DESCRIÇÃO DO CARGO

GRUPO OCUPACIONAL: ATIVIDADES DE APOIO
MONITORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

DESCRIÇÃO SUMÁRIA
- Profissional que auxilia o professor no atendimento às crianças de 0 a 3 anos matriculadas em período integral em Centros de Educação Infantil
JORNADA DE TRABALHO:
30 (trinta) horas semanais.
DESCRIÇÃO DETALHADA
a.    Auxiliar o professor na realização das atividades junto às crianças em suas especificidades (higiene, alimentação e sono), atendendo as crianças.
b.    Substituir o professor sempre que fizer necessário, acompanhado de um profissional da educação, visando contribuir com o processo ensino-aprendizagem.
c.    Auxiliar o professor nas atividades pedagógicas, com sugestões para a elaboração e execução do planejamento e material didático e na avaliação das crianças sempre que solicitado, prestando informações pertinentes.
d.    Cooperar com o professor na organização e higiene e conservação dos brinquedos disponíveis na sala de aula, bem como na conservação e higiene no ambiente de trabalho, contribuindo com a saúde e bem estar das crianças.
e.    Cooperar com o professor na observação das crianças para o preenchimento da ficha de avaliação de avaliação pedagógica.
f.     Providenciar materiais necessários ao atendimento das crianças nas atividades de rotina, bem como, participar de cursos de capacitação e aperfeiçoamento sempre que necessário.
g.    Participar dos momentos de estudos, semanal e quinzenalmente, bem como participar das reuniões com os pais, sempre que necessário, para a promoção pertinente de ações, referente à rotina vivenciada pelas crianças nos Centros de Educação Infantil.
h.    Agir com ética, respeito e solidariedade perante os colegas de trabalho, contribuindo com o bom clima organizacional.
i.      Respeitar a singularidade e particularidade do educando, bem como criar situações que elevam a autoestima da criança, tratando-a com afetividade, fortalecendo o vínculo com a mesma.
j.      Ser assíduo e pontual horário do serviço, zelando pela postura profissional, cumprindo as normas do CEI.
k.    Executar as ações planejadas pelo professor, quando da ausência deste, realizando a substituição de acordo com o preestabelecido pelo mesmo.
l.      Criar situações que elevam a auto-estima da criança, de acordo com o conhecimento adquirido e tratando-a com afetividade, promovendo o bem estar da criança no CEI.
m.  Zelar pela ordem, disciplina, conservação do material didático e do imóvel junto às crianças, estimulando nelas o senso de limpeza e organização.
n.    Comparecer às reuniões para as quais for convocado, ainda que em horários e datas diferentes do normal de aulas.
o.    Seguir as normas e determinações das unidades escolares e/ou Secretaria Municipal de Educação.
p.    Participar integralmente e colaborar com as atividades de articulação da escola com a família e comunidade.
q.    Participar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico do CEI.
r.     Executar outras atribuições, correlatas às acima descritas, conforme demanda e/ou a critério de seu superior imediato.


8             AÇÕES DOS PROFESSORES E COLABORADORES


O CEI Vinicius de Moraes deverá ter em vista aspectos fundamentais visando o planejamento democrático, participativo e flexível.
Pretende-se ainda uma educação baseada na linha sóciointracionista, nos princípios filosóficos da sociedade em que a relação professor x  aluno e professor e demais funcionários da instituição seja harmoniosa e prazerosa.
A avaliação que se pretende será a de princípios emancipatórios, avaliando a criança como todo seus aspectos cognitivos, intelectual e sócio-emocional.
Para amenizar as problemáticas da instituição, precisa-se estabelecer parceria entre pais, professores, direção, alunos e comunidade. Proporcionando um ensino de qualidade com forte investimento na melhoria do desempenho do professor  com graduação e pós-graduação, como também a participação em atividades de formação constante.
Deseja-se que a estrutura e organização da instituição sejam adequadas as necessidades das crianças:

9    METAS - AÇÕES E RESPONSÁVEIS EM CONFORMIDADE COM O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE 2012.

Ações pedagógicas
  • Orientação, pela direção escolar, sobre os planejamentos seguindo a Diretriz Curricular Municipal (Reunião Pedagógica);
  • Elaboração dos planejamentos diários pelos professores, seguindo a Diretriz Curricular Municipal;
  • Supervisão dos planos anual e diário de acordo com a Diretriz;
  • Reuniões pedagógicas;
·         Desenvolvimento de pequenos projetos como: Jardinagem, Compostagem, Horta, atividades com  material reciclável...;
·         Incentivo a leitura (cantinho da leitura);
·         Interpretação do Hino de Canoinhas (Ações Culturais e de Cidadania);
·         Atividades desenvolvidas a partir das datas comemorativas:
            Dia da água
            Dia do meio ambiente
                        Dia da árvore...
9.1  Ações pedagógicas envolvendo a família
            * Participação da família no CEI;
            * Eventos.

9.2  METAS FINANCEIRAS (APP – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES)
1 MANGUEIRA
1 LAVA-JATO
1 LIQUIDIFICADOR INDUSTRIAL
1 NOTEBOOK
1JOGOS PEDAGÓGICOS
1 BATEDEIRA 500W
1 PANELA DE PRESSÃO INDUSTRIAL    

10  QUADRO DE FUNCIONÁRIOS EM 2011
Funcionário
Função
Carga
horária
Formação
Graduação
Juciane Samara Pazda
Diretora
  40h
Pedagogia
Andréa Pinheiro Dos Santos Ferreira (licença médica até julho/2011)
Professora
  20h
Pedagogia
Marilise Vieira De Lima Krauss
Professora
  40h
Pedagogia
Vânia Valquíria R.F.Da Costa
Professora
  20h
Pedagogia
Tânia Rita Alves Knoreck
Professora
  20h
Pedagogia
Maria Eudócia Correa Da Maia
Cozinheira
  40h
2º Grau
Laudelina De Deus Bueno
Aux.Cozinha
  40h
2º Grau
Marlene Gogola Leite
Professora
  40h
2º Grau
Helena Graciele Vierira
Atendente de Berçário
  40h
2º Grau
Sonia Maria Quirino De Almeida
Atendente de Berçário
  40h
1º Grau
Jussimara De Fátima Alves
Servente
  40h
2º Grau
Maria Isabel G. De A. Karvat
Estagiária
  30h
2º Grau
Janete Terezinha Machado
Professora
  10 h
2° Grau
Verediane Franco De Oliveira
Professora
  20 h
Pedagogia
Michely Dayani Todt
Professora
  30 h
Bach.Ed. Física
Josiane Dos Santos
Professora
  30 h 
Pedagogia
Marli Piscoski
Atendente de Berçário
  40h
2° Grau
Eulália Eni Souza
Atendente de Berçário
  40h
2º Grau
Karine Ap.P. de Moraes Naisser (vaga da professora Andréa P. dos S. Ferreira que está de licença médica até julho/2011  )
Professora
  20h
Pedagogia

OBS:  PROFESSORA VÂNIA SUBSTITUTA DA PROFESSORA DIONI T. ADUR (LICENÇA MATERNIDADE)

      QUADRO FUNCIONAL – 2012
FUNCIONÁRIA
CARGO
ÁREA DE ATUAÇÃO
CARGA HORÁRIA
Rosemari Apª dos Santos Godoy
Diretora
Diretora
40 horas
Sidimeia Dias dos Santos
Profª Readaptada
Auxiliar de secretaria
40 horas
Janete de Fátima Leite
Professora
Berçário=Matutino
Maternal=Vespertino
40 horas
Rosane Gracheski Rocha
Professora
Berçário=Vespertino
20 horas
Eliane Margareth Krüger
Professora
Maternal=Matutino
20 horas
Marilise Vieira de Lima Krauss
Professora
Maternal=Matutino
Jardim=Vespertino
40 horas
Salete Soares de Lima Kalempa
Professora
Maternal=Vespertino
20 horas
Simone Puttkamer Carvalho
Professora
Jardim=Matutino
20 horas
Tânia Rita Alves Knoreck
Professora
Jardim=Vespertino
Berçário=Matutino
40 horas
Veridiane Franco de Oliveira
Professora
Pré=Matutino
20 horas
Maria Angélica Barbosa
Professora
Pré=Vespertino
20 horas
Ana Paula Varela
Professora
Ed. Física
30 horas
Maria Eudocia Correa da Maia
Servente
Cozinheira
40 horas
Laudelina de Deus Bueno
Servente
Aux. Cozinha
40 horas
Marlene Gogola Leite
Servente
Limpeza
40 horas
Marli de Fátima Piscoski
Monitora (ACT)
Berçário
30 horas
Janete Terezinha Machado
Monitora (ACT)
Berçário
30 horas
Jaqueline Mª Pertile Aumondi
Monitora (ACT)
Maternal e outros
30 horas
Sergio Antônio Feger
Monitor (ACT)
Maternal e outros
30 horas
Selma Franz(à disposição no CEI Machado de Assis-19/03/2012)
Profª Readaptada
Auxiliar de secretaria
20 horas
Josiane dos Santos
Professora
Projeto
28 horas
11  APROVAÇÃO DO PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O presente PPP (Plano Político Pedagógico) foi elaborado por profissionais e pais das crianças matriculas no CEI desta instituição, aprovado no dia de sua  apresentação em ASSEMBLÉIA GERAL, em 06/03/2012, conforme ATA número 004/2012.

 Rotina CEI VINÍCIUS DE MORAES – 2012
SEGUNDA à SEXTA-FEIRA (Obs.: Além das atividades descritas temos as aulas de Educação Física e TV. Dia do Brinquedo que é somente na sexta-feira)
  • Acolhida 7:30h às 8:00h
  • 7:45 às 8:00 CAFÉ 
(Monitora: Jaqueline)
8:00h às 8:30 (Profª Regente da turma) PréI(Jardim): Simone
 PréII: Verediane
 Profª Maternal: Eliane e Marilise
Profª Berçário: Janete e Tania
  • Atividades de Rotina:
1.      Oração/Calendário
2.      Músicas
3.      Chamada
4.      Contagem do nº de alunos
     * Higienização
  • 8:00 às 9:45      * Atividades dirigidas relacionadas aos conteúdos
Programados no planejamento (Proposta Curricular)
  • 9:30 às 9:45 higienização
  • 9:45 às 10:15 LANCHE
  • 10:30 às 11:30 * Atividades dirigidas relacionadas aos conteúdos
Programados no planejamento (Proposta Curricular)/brinquedos/parquinho/recreações
MONITORASe PROFESSORES: 11:15 às 11:30 higienização
  • 11:30 às 12:00 ALMOÇO
  • 12:00 às 13:00 Relaxamento
(Profª Regente da turma) PréI(Jardim): Tania e Marilise
 PréII: Mª Angelica
Maternal: Salete (13:30 às 17:30) e Janete
Berçário: Rosane e Profª ACT
  • 13:00h às 13:30 Atividades de Rotina:
1.Oração/Calendário
2.Músicas
3.Chamada
4.Contagem do nº de alunos
  •      13:30 às 14:30 * Atividades dirigidas relacionadas aos conteúdos
Programados no planejamento (Proposta Curricular)
  • 14:00 às 14:15 higienização
  • 14:30 às 15:00 LANCHE
15:00 às 15:30 higiene /Parquinho/brinquedo
  • 15:30 às 16:30* Atividades dirigidas Atividades relacionadas aos conteúdos
Programados no planejamento (Proposta Curricular);
16:15 às 16:30 higienização
·         16:30 JANTA
·         17:00 Término das aulas
·         17:00 às 17:30Alunos do período integral aguardam seus pais ou responsáveis



[1]