CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
“VINÍCIUS DE MORAES”
1 APRESENTAÇÃO
O Centro de Educação Infantil Vinicius de Moraes está localizado em um
espaço alugado pela Prefeitura Municipal de Canoinhas na Rua: Francisco de
Paula Pereira, nº 1441, Centro. Foi implantado, a
princípio, no ano de 2003, através de
Convênio entre a Prefeitura de Canoinhas e a Associação Espírita Lar de Jesus, sendo que
esta última cedeu espaço físico para o atendimento e a Prefeitura responsabilizou-se com os
demais itens necessários para o desenvolvimento da Educação Infantil.
Instalava-se assim, o
primeiro Centro de Educação Infantil no Bairro Centro, tendo número expressivo
de famílias que procuravam o local para o início da Educação Básica para seus
filhos. Até o ano de 2006 funcionou nas dependências da Associação Espírita
"Lar de Jesus, quando, devido a grande procura de vagas e espaço limitado
para o atendimento, chegou-se a decisão de alocar um espaço maior para atender
a demanda.".
A partir do ano de 2007, de acordo com
o artigo 66, inciso VI da Lei Orgânica do município e através do Decreto nº 056/07, assinado pelo Prefeito
Leoberto Weinert instituiu o
Centro de Educação Infantil na data de 04 de abril 2007, sendo que o mesmo foi
registrado e publicado junto à Secretaria Municipal de Administração e Finanças
em 04/04/2007,no endereço acima citado.
No ano de 2009 a Prefeitura Municipal
de Canoinhas efetuou a compra de um terreno próximo ao “Lar de Jesus” na Rua:
Paulo Hitzmann, esquina com a Rua Agenor Fábio Gomes.
Em 2010 iniciou-se a construção do
novo Centro de Educação Infantil Vinicius de Moraes, com a infra-estrutura de
acordo com os Parâmetros Nacionais de Infra-estrutura para a Educação (Infantil ) com cinco salas de aula,
berçário, cozinha, refeitório, secretaria, sala dos professores, depósito,
lavanderia, banheiros, área coberta para recreações e parquinho. O mesmo
encontra-se em fase de acabamento com inauguração prevista para 2012.
A Educação Infantil do Centro de
Educação Infantil Vinicius de Moraes está divido da seguinte forma:
Creche: alunos com idade de 4 meses a 3 anos.
01 turma de berçário em período integral, matutino e
vespertino.
01 turma de maternal em período integral, matutino e
vespertino.
Pré-escola: alunos com idade de 3 anos a 5 anos
11meses e 29 dias.
01 turma de jardim em período integral, matutino e
vespertino.
01 turma de pré-escola em período integral, matutino,
vespertino.
Os horários estão distribuídos entre
os turnos: matutino, vespertino e integral, tendo seu início de funcionamento
às:
7:30h até as
12:00h para o período matutino;
13:00h até as 17:00h para o período vespertino;
7:00h até as 18:30 para o período integral, para as turmas de Berçário e Maternal;
7:30 até as 17:30
para as turmas de Jardim e Pré.
As turmas variam a cada ano de acordo
com a procura por vagas, inclusive no prédio
localizado na Rua: Paula Pereira, o espaço físico do CEI comporta no máximo
quatro turmas distribuídas entre integral, matutino, e vespertino.
1.1 HISTÓRICO DE VINÍCIUS DE MORAES
A denominação do CEI Vinícius
de Moraes surgiu após pesquisas de escritores que tivessem suas obras ligadas à
educação infantil. Na primeira Assembléia de Pais foi feita uma votação e
o nome deste autor foi o favorito.
O biógrafo de Vinícius,
José Castello, autor do livro "Vinícius de Moraes: o Poeta da Paixão -
uma biografia" nos diz que o poeta foi um homem que viveu para se ultrapassar
e para se desmentir. Para jogar, enfim, com as ilusões e com a credulidade, por
saber que a vida nada mais é que uma forma encarnada de ficção. Foi, antes de
tudo, um apaixonado - e a paixão, sabemos desde os gregos, é o terreno do
indomável.
1.2 CONCEPÇÃO DA INFÂNCIA
Essa
concepção varia de acordo com a cultura onde é concebida. Faz-se necessário
compreendê-la como fruto das relações sociais de produção que engendram as
diversas formas de ver a criança e produzam a consciência do desenvolvimento
infantil. Na idade média a criança era vista como um humano na sociedade, sem
importância a sua formação biológica.
Século XVI
– começa a estabelecer a diferença entre o mundo infantil a o mundo adulto.
Século XVII
– Definiu-se um novo lugar para a criança e a família, fruto das novas relações
sociais, estabelecidas pelo capitalismo. Mulheres e crianças trabalhando em
fábricas, era a exigência do aumento de produção econômica.
Da idade média a inicio da idade
moderna.
Os Educadores e Filósofos compreendiam
a Infância como: capacidades inatas, potenciais naturais, Ser incompleto e
imaturo. A criança era mantida a distância, dos adultos, em um local denominado escola.
XVIII – Tal fato caracterizou o
século. A educação das crianças passa a adotar princípios de corrigir,
compensar e recuperar sua condição de marginalidade social. Mais é a partir da
promulgação da Constituição Federal de 1988 que a criança brasileira conquista
seus direitos no campo da educação. A creche ou a Instituição de Educação
Infantil passa a ser vista como uma alternativa e um direito para a família e
um direito das crianças; ”Importante apoio para melhorar as relações
familiares, aproximar a família da comunidade e liberar a mulher da rotina da
vida doméstica. Para as crianças a creche pode ser fonte de experiência, ricas
e proveitosas...”Portanto os anos 80 e a década de 90 marcaram um período de
revisão legislativa, principalmente no que diz respeito a família e a educação.
Este
trabalho concretizou-se na promulgação do estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA), (Lei 8.069/90), importante marco jurídico-legal no que diz respeito aos
diretos de cidadão concedidos as crianças e adolescente e da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), que atribui pela primeira vez na história
da educação brasileira a educação infantil como primeira etapa da educação
básica, passando a ser um direito e responsável o sistema educacional e não
apenas da área social, da justiça ou da saúde. O atendimento a criança no
Brasil teve grandes avanços no que se refere às leis que garantam a esta
criança o direito a uma Educação Infantil de qualidade. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Infantil/98 o Parecer 022/98 do Conselho
Nacional de Educação, normatizam a necessidade da elaboração de propostas
pedagógicas para as instituições públicas e privadas FUNDAMENTADAS NOS
PRINCÍPIOS DE CUIDADO E EDUCAÇÃO.
As
instituições de Educação Infantil deverão considerar os seguintes fundamentos
norteadores: Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da
Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; Princípios Políticos dos Diretos e
Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade do Respeito à Ordem
Democrática; Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da
Ludicidade, da Qualidade, da Diversidade e das manifestações Artísticas e
Culturais.
Em 1998 o MEC distribuiu o REFERENCIAL
CURRICULAR NACIONAL para a EDUCAÇÃO INFANTIL (RCNEI), que se constituiu um
marco no que se refere à construção do conhecimento em Educação Infantil
onde o educar e cuidar aparecem como
ações indissociáveis. É preciso portanto, entender a criança como um ser social
e histórico, que apresenta diferenças de preferência sócio-econômica e
cultural, familiar, racial, de gênero e de faixa etária, que precisam ser
respeitadas nos CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEIs).
Vale
destacar que em fevereiro de 2006,
a Lei 11.274 altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e
87 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para
Ensino Fundamental com matrícula obrigatória a partir de 6 (seis) anos de
idade.
1.3 ASSEGURAM
* CONSTITUIÇÃO
DE 1988
* ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 1990
* LDB – LEI Nº 9394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
* LEI ORGÂNICA MUNICIPAL
* PLANO
NACIONAL DE EDUCAÇÃO
* PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
* LEI SISTEMA MUNICIPAL nº 4851 (de 14 de
novembro de 2011)
* PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS (LEI
COMPLEMENTAR Nº 0038/2011, de 14 de novembro de 2011)
* PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL
* LEI COMPLEMENTAR N° 487, DE 19 DE JANEIRO DE 2010
1.4
CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO
DAS CRIANÇAS QUE PROCURAM MATRÍCULAS NO CEI VINICIUS DE MORAES
O Centro de Educação Infantil Vinicius
de Moraes atende prioritariamente as crianças cujas
mães trabalham fora de seu domicílio e que, dessa forma, necessitam da
matrícula integral ou de meio período para seus filhos, com a finalidade de
colaborar para o “desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico,
psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da
comunidade “ ( art.29 LDB ). Para o atendimento faz-se necessário observar
sempre a disponibilidade de vagas. Caso não haja vagas disponíveis, serão
consultados outros CEIs para verificar a possibilidade de atendimento e, em não
existindo vagas ou a família não querer matricular seu filho em outro CEI, será
acrescentado o nome da criança em lista de espera .
Crianças acolhidas em
Abrigos, sob cuidados do Juizado da Infância, com encaminhamento para
atendimento no CEI, também terão prioridade, de acordo com o que preceitua o
Estatuto da Criança e do Adolescente em seu art. 53, inciso I – “ igualdade de
condições para o acesso e permanência na escola “ ( CEI).
1.5 OBJETIVO GERAL
Estimular
a participação do corpo
docente e discente do CEI Vinícius de Moraes, mediando conhecimento e cuidados
com as crianças em consonância com o
art. 29 da LDB , no tocante aos seus” aspectos físicos, psicológicos,
intelectuais, complementando a ação da família e da sociedade.”
1.6 Dados do CEI
ANO
|
BERÇÁRIO/MATERNAL
|
PRÉ I (Jardim)
|
PRÉ II
|
Total
|
2008
|
39
|
35
|
22
|
96
|
2009
(dados de out)
|
40
|
40
|
37
|
117
|
2010
|
50
|
28
|
25
|
103
|
2011
|
21
|
20
|
29
|
37
|
107
|
|
|
|
|
|
|
2.0 PAPEL DO C.E.I. :
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 em seu artigo 29, A Educação Infantil,
primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento
integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos: físico,
psicológico intelectual e social, complementando a ação da família e da
sociedade. Busca-se a organização das atividades pedagógicas através de
reuniões internas para reflexão dos problemas do C.E.I., procurando
alternativas viáveis a afeição de seu objetivo, a construção de um processo
democrático de decisões que visam eliminar as relações competitivas,
comparativas e autoritárias.
O Centro de Educação Infantil deve
estar atento as transformações do mundo, construindo um universo de
conhecimento, adequando às necessidades sociais, econômicas, políticas e
culturais, respondendo assim as expectativas da sociedade atual.
Entende-se que o papel da Educação
Infantil, é primordial no desenvolvimento global da criança, levando-se em
conta, o educar e o cuidar, é de suma importância, espaço físico adequado, que,
entenda as necessidades individuais de cada criança, proporcionando condições de
um desenvolvimento pleno, para que, possa-se redefinir qual o tipo de ser
humano para o mundo que queremos habitar.
Para que tais aspectos tornem-se reais e
afetivos é necessário:
·
Organizar o trabalho pedagógico;
·
Buscar conhecimento contínuo para proporcionar melhor qualidade no
desenvolvimento de ensino;
· Articular a participação e
interação com os pais e a comunidade:
2.1 FILOSOFIA DO C.E.I.:
“
Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”
(Vinícius de Moraes)
Procura-se com o planejamento escolar,
um trabalho coletivo que permita atender alunos quanto a sua necessidade,
possibilitando interesses, ações que se sucedem e interagem um todo, escola,
família e sociedade. A partir desse pressuposto, busca-se uma abordagem global
envolvendo desde as atividades mais significativas do dia-a-dia, até a
comprovação do conhecimento cientifico.
3.0
PROPOSTA CURRICULAR
De acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais, a
Educação Infantil foi instituída e fundamentada em uma concepção de criança
como ser único, singular, histórico e social, em pleno processo de
desenvolvimento, que pensa, manifesta desejos, interesses, necessidades e que
se expressa através de diferentes linguagens, para representar, elaborar e se
apropriar do mundo a sua volta.
PROJETOS COMPLEMENTARES
·
Leia Canoinhas
·
Paca
(parceria com a empresa Rigesa)
·
Projeto
Recicle
·
Encontro
de Pais
·
Projeto
Cante, dance... faça sua história
·
Projeto
Humanização
3.1
CURRÍCULO
É necessário pensar o
currículo como um elo que implica em poder, transmite visões sociais,
particulares e de interesse da comunidade escolar.
A organização curricular
de acordo com os eixos de trabalho tem como objetivo orientar o professor
apresentando caminhos para sistematizar as intenções educativas de 0 a 5 anos. De acordo com as
Diretrizes Curriculares o currículo vem sendo implantado e colocado em prática por
professores da Educação Infantil e nas Escolas do Município, considerando os
âmbitos nacional e estadual que asseguram o direito da criança à Educação
Infantil de Qualidade.
Desta forma entendida como
ato que se constrói na coletividade e que envolve todas as experiências desenvolvidas
pela escola, com objetivos de produzir identidades, que o Currículo
constitui-se no principal objetivo de atuação dos educadores.
O Currículo
não é um instrumento neutro, nem pode ser separado do
contexto social, uma vez
que, ele é historicamente situado e culturalmente determinado.
Portanto, em
conformidade com a Diretriz Curricular Municipal, O currículo deve estar em
constante evolução, reflexão, avaliação e reelaboração, sendo um processo de
construção do coletivo, em que toda a comunidade da instituição tenha espaço
garantido para participar, sejam crianças, famílias e profissionais envolvidos.
Nesta perspectiva, o currículo deve servir de instrumento
para o professor que trabalha com as crianças com vistas a desenvolver uma
proposta pedagógica coerente com as concepções propostas que se traduzam em
ações que:
1 - Considerem a ação do adulto de vital importância no
desenvolvimento e construção do conhecimento pela criança;
2 - Ofereçam várias oportunidades que desafiem o
raciocínio e permitam à criança elaborar hipóteses;
3 - Ofereçam oportunidades de fortalecimento de
auto-estima e construção de identidade;
4 - Levem em conta que o brincar constitui uma forma
privilegiada de aprender e que o ambiente lúdico é o mais adequado para envolver
a criança no processo educativo;
5 - Respeitem e incorporem a diversidade de expressões
culturais. As diferentes formas de linguagem - verbal, musical e plástica – e
que todas as formas de comunicação e expressão são básicas para que a criança
compreenda, socialize e se estruture na cultura e na sociedade;
6 - Propiciem atividades que possibilitem o
desenvolvimento da fala, do corpo, das artes, da música, da dança, da leitura,
da escrita e da tecnologia.
3.2 OBJETIVOS ORGANIZADOS EM ÂMBITOS E EIXOS DE
TRABALHO
Os eixos curriculares, nesta etapa, apresentam-se como âmbitos de
experiências, no sentido de que se referem mais às experiências e as
atividades que as crianças realizam do
que às informações e conhecimentos que o professor deve ensinar. Na prática
educativa o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos ocorre de maneira
integrada e interligada nos diferentes âmbitos a serem trabalhados com os
pequenos.
Baseado no
Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 1998), a organização
do trabalho pedagógico está colocada em dois âmbitos: Formação Pessoal e Social
e Conhecimento de Mundo. Os quais dão visão didática do trabalho pedagógico
possibilitando compreender, refletir e intervir nos campos de ação das
experiências que são promovidas no interior dos Centros de Educação Infantil
Municipal e Pré-Escolas para as crianças desde o berçário até a idade
pré-escolar.
O âmbito de
experiências Formação Pessoal e Social propõe a construção do sujeito,
desafiando para que a criança aprenda a conviver, ser e estar com os outros e
consigo mesma. Dentro de um eixo: Identidade e Autonomia.
No âmbito de
experiências Conhecimento de Mundo, refere-se à construção de diferentes
linguagens, propiciando a interação com os outros e a mediação com o conhecimento
constituído, compreendendo o mundo e atuando nele, nas diferentes idades. Nos
seis eixos: Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem Oral e Escrita,
Natureza e Sociedade e Matemática.
Para as
crianças de zero a três anos, foram consideradas a linguagem musical e
expressão corporal, linguagem plástica, linguagem matemática e linguagem oral e
escrita na mesma dimensão da linguagem, considerando esta como um instrumento
de comunicação entre os seus pares e adultos, no sentido de se apropriar, compreender,
se expressar, representar, interpretar ou modificar a realidade utilizando
diferentes elementos o gesto, a dança, a palavra, o desenho...
Com relação aos conteúdos, os mesmos
serão desenvolvidos através da linguagem oral, escrita, expressão e produção
plástica, produção e expressão musical, expressão corporal, relação de medidas
e representação de espaço.
Os conteúdos são um conjunto de formas
culturais com saberes selecionados para fazerem parte das diferentes áreas, em
fim dos objetivos gerais de cada uma delas. Os conteúdos incluem fatos,
conceitos, habilidades, técnicas, estratégias, valores, normas e atitudes. A
criança que freqüenta o Centro de Educação Infantil, não aprende somente
conhecimento sistematizado, mas sim, conceitos, hábitos, atitudes e valores.
Toda ação pedagógica é formulada
através de projetos elaborados por profissionais da educação infantil que atuam
nos Centros de Educação Infantil.
3.3
OBJETIVOS DE CADA EIXO DE TRABALHO
Conforme o
Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (Brasil), as Unidades
Educacionais devem oportunizar trabalhos para desenvolver:
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Eixo: IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivos:
Crianças zero a três anos
●
Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação
de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos,
vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
●
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo
progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
●
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo,
executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
●
Brincar;
●
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus
professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas
necessidades e interesses.
Crianças de quatro a cinco anos
●
Formular uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança,
identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo
com elas;
●
Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus
recursos pessoais; respeitando as outras crianças e adultos e exigindo
reciprocidade;
●
Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências.
CONHECIMENTO DE MUNDO
Eixo: MOVIMENTO
Objetivos:
Crianças zero a três anos
●
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
●
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para
expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
●
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr,
pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades
motoras;
●
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento
etc., para o uso de objetos diversos.
Crianças de quatro a cinco anos
●
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento,
utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças,
jogos e demais situações de interação;
●
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como
força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os
limites e as potencialidades de seu corpo;
●
Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus
recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização
em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
●
Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para
ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
●
Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo,
conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez
mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
Eixo: MÚSICA
Objetivos:
Crianças zero a três anos
●
Ouvir, perceber e reconhecer eventos sonoros diversos, fontes
sonoras e produções musicais;
●
Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações
musicais.
Crianças quatro a cinco anos
●
Explorar e diferenciar elementos da música para se expressar,
interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
●
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por
meio de improvisações e interpretações musicais.
Eixo: ARTES VISUAIS
Objetivos:
Crianças zero a três anos
●
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando
diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e
possibilidades de uso e entrando em contato com formas diversas de expressão
artística;
●
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes
superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Crianças quatro a cinco anos
●
Interessar-se pelas próprias produções, pelas produções de outras
crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou
internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de
mundo e da cultura;
●
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da
pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o
cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Eixo: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:
Crianças zero a três anos
●
Participar de variadas situações de comunicação oral, para
interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem
oral, contando suas vivências;
●
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação
em situações nas quais ela se faz necessária e de contato cotidiano com livros,
revistas, histórias em quadrinhos etc..
Crianças quatro a cinco anos
●
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e
expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros literários e escritos e
participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar
suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
●
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros,
revistas e outros portadores de texto e de vivência de diversas situações na
qual seu uso se faça necessário;
●
Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
●
Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma
convencional;
●
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas
situações do cotidiano;
●
Escolher os livros para ler e apreciar.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos:
Crianças zero a três anos
●
Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas,
estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos,
manifestando curiosidade e interesse.
Crianças quatro a cinco anos
●
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e
natural, formulando perguntas, imaginado soluções para compreendê-lo,
manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e
confrontando ideias;
●
Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico
de seu grupo social e de outros grupos;
●
Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de
vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das
espécies e para a qualidade da vida humana.
MATEMÁTICA
Objetivos:
Crianças zero a três anos
●
Estabelecer aproximação com algumas noções matemáticas presentes
no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
Crianças quatro a cinco anos
●
Reconhecer e valorizar os números, as operações matemáticas, as
contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu
cotidiano;
●
Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e
resultados encontrados em situações-problema relativos a quantidades, espaço
físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
●
Apresentar confiança em suas próprias estratégias e na sua
capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus
conhecimentos prévios.
Com relação a organização
dos conteúdos, serão desenvolvidos através da linguagem oral, escrita,
expressão musical, expressão corporal, relações medidas e representação do
espaço.
Os conteúdos são um conjunto de formas culturais com saberes
selecionados para fazerem partes das diferentes áreas, em função dos objetivos
gerais de cada uma delas. Os conteúdos incluem fatos, conceitos, princípios, habilidades
técnicas, estratégias, valores, normas e atitudes. A criança que freqüenta a
educação infantil não aprende somente conhecimentos sistematizados, mas
conceitos, hábitos, atitudes e valores.
Segundo a proposta da Educação
Infantil: A avaliação se converterá em parte integrante do Projeto Educativo,
na medida em que orienta e reconduz sua atuação. A avaliação que se pretende
será a de princípios emancipatórios, avaliando a criança como todo seus
aspectos cognitivos, intelectual e sócio-emocional.
De acordo com a LDB- Artigo 31 – Seção II “(...) a avaliação
far-se-á mediante o acompanhamento e o registro do seu desenvolvimento, sem o
objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.”
A responsabilidade dos
educadores ao avaliar as crianças, a si próprio e a Proposta Pedagógica,
permitirá constante aperfeiçoamento das estratégias educacionais na Educação
Infantil é um processo de registro e reflexão sobre o que acontece com a
criança no cotidiano da Instituição.
Segundo
estabelece a Diretriz Curricular Municipal, a avaliação da criança pode ser
verbalizada e expressa em conversas coletivas. Também há outras estratégias de
se avaliar, pode-se utilizar do desenho, da construção, da expressão corporal,
de músicas, da brincadeira, etc. Por meio da observação, o professor poderá saber
que experiências estão sendo vivenciadas pelas crianças, que conflitos estão
enfrentando, que conceitos estão elaborando e que conhecimentos precisam ser
ampliados.
Os êxitos e as
dificuldades devem ser acompanhados pelo professor de maneira a permitir uma
avaliação do seu trabalho com as crianças, verificando se os objetivos que
foram traçados no Planejamento estão sendo alcançados.
A avaliação é qualitativa,
pois em nenhum momento tem um caráter classificatório, eliminatório, nem
discriminatório.
De acordo com
a Diretriz Curricular Municipal, a avaliação deve ser um processo descritivo e
reflexivo sobre as principais características, competências cognitivas e
interativas do grupo e de cada criança, realizado através de relatórios
individuais. Nesta perspectiva, as Diretrizes da Educação deste município
sinalizam uma prática avaliativa da aprendizagem e desenvolvimento das
crianças, pautadas na seguinte possibilidade:
キ
Na creche - do berçário ao jardim - 02 avaliações orais através de reunião com
pais, onde se explicite as principais conquistas do grupo (no 1º e 3º bimestre)
e 02 com relatórios descritivos individuais no 2º e 4º bimestre;
キ Na pré-escola os relatórios individuais serão bimestrais.
4 DIMENSÃO ADMINISTRATIVA:
A Formação acadêmica e profissional do corpo docente
do Centro de Educação Infantil “Vinícius de Moraes”, é composta por professores
efetivos e professores contratados, que foram convidados a ocuparem vagas de
funcionários que estão em cargos comissionados e/ou professores que estão sob o
regime de readaptação. São todos profissionais graduados e pós-graduados, de
acordo com a legislação vigente.
Os funcionários que compõe o quadro de serventes, tem
a formação mínima do ensino médio, e são efetivos por concurso público,
conforme exigência legal.
Os monitores foram, no início do ano de 2012,
admitidos por tempo determinado (ACT-Admissão em Caráter Temporário),
porém está previsto concurso público para efetivação do quadro, também em
conformidade com a legislação.
A valorização dos profissionais
da Educação, no município de Canoinhas é seguida de:
- Plano
de carreira, aprovado no ano de 2011, LEI COMPLEMENTAR Nº 0038/2011, de 14
de novembro de 2011, onde consta a remuneração do magistério do município
de Canoinhas;
- Lei nº
30022 de 28/12/1998, onde consta as progressões que recebem por:
desempenho e cursos, bem como a valorização da formação do professor.
- Lei do
Sistema Municipal, nº 4851 de 14 de novembro de 2011;
- A avaliação dos
profissionais é feita por uma comissão avaliadora.
4.1 AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL
A avaliação abre possibilidades, cria desafios, sugere hipóteses a serem
testadas, propõe uma melhor observação, requer assumir formas de avaliar o que
está bem e o que precisa ser corrigido.
Portanto, no final do ano letivo poderá ser organizado
uma avaliação institucional, a fim de diagnosticar o trabalho, em todos os
âmbitos e setores.
Apreciar sobre aspectos que vemos, o que fazemos, o
que ouvimos, o que nos interessa e o que nos desagrada, para então aperfeiçoar
os pontos positivos e melhorar os negativos.
4.2 DA ORGANIZAÇÃO DO C.E.I.
O
Centro de Educação Infantil “Vinicius de Moraes”, amparado pela lei n° 9394/96,
em seu artigo 30, oferece a Educação Infantil para crianças de quatro meses até
seis anos de idade em suas dependências físicas.
O período de funcionamento do C.E.I. é das 07:00 horas às 18:15 horas, ficando estabelecido os horários da seguinte
forma:
- Berçário e Maternal: 07:00 horas às 18:15 horas, crianças
matriculadas na turma,
em período integral;
- Pré I (Jardim) e Pré II: 7:30 às 17:30 horas, crianças
matriculadas na turma
em período integral, 8:00 horas às 12:00 horas, matrículas do
período matutino e vespertino das 13:00 horas às 17:00 horas. Vale salientar
que em cada período (matutino e vespertino) estende-se o horário para mães que
trabalham, não excedendo o horário limite para cada turma, ficando então para o
período Matutino até às 12:30 horas e vespertino até 17:30 horas, para as
turmas de PréI (jardim) e Pré II.
Cabe aos pais
encontrar formas de se adequar aos horários estabelecidos. Lembrando que a mãe só
tem direito a matrícula em período integral caso apresentar declaração de trabalho.
O
Centro de Educação Infantil, possui seu calendário interno, baseado no
calendário letivo da Rede Municipal de Educação, respeitando algumas
peculiaridades como, dias de revezamento, que será oferecido atendimento normal
para as crianças matriculadas na turma de Berçário e Maternal ( de 4 meses à 3
anos) e crianças matriculadas no Pré I (jardim) e Pré II serão dispensados, em
dias de reuniões pedagógicas e encontros gerais dos C.E.I.´s, recesso escolar,
Assembléia de Pais e Professores, reuniões da APP e programação de eventos
culturais e comemorativos.
4.3 DA MATRICULA:
A matricula no Centro de Educação, é
oferecida para crianças de quatro meses a seis anos de idade, bem como, as mães que trabalham fora, ou ainda conforme indicado no Item 1.4 deste PPP,
referindo-se a crianças acolhidas em Abrigos; porém também são atendidas
crianças em períodos determinados pelo C.E.I. de acordo com a disponibilidade
das vagas.
Sob quaisquer condições de
tutela a criança só poderá permanecer no CEI se estiver devidamente
matriculada.
No
ato da matrícula, o C.E.I. solicita os documentos necessários, entre eles:
·
RG e CPF da mãe;
·
Registro de Nascimento
da criança;
·
Carteira de vacina da
criança (em dia);
·
Comprovante de
residência;
·
Declaração de Trabalho
da mãe da criança, preenchida pelo(a) seu(a) empregador(a).
A declaração de trabalho
é solicitada em casos de pedidos para vaga de
Berçário, Maternal e mães
que precisam da matrícula em período integral.
4.4 LISTA DE ESPERA
Devido
ao grande fluxo de procura por vaga no CEI “Vinícius de Moraes”, surgiu a
necessidade de realizar um registro dos dados das pessoas que necessitam de vaga(s)
para seu(a) filho(a), formando uma LISTA DE ESPERA.
A
Lista de Espera é consultada cada vez que surge uma vaga na turma correspondente
a faixa etária solicitada no ato do registro pela procura.
Vale salientar que, o registro desses dados não
garantem a matrícula. Todo fim de ano caso o CEI não dispuser da vaga
procurada (vaga para alunos novos), inicia-se uma nova lista, descartando a
listagem do ano anterior.
4.5 O PERÍODO
DE ADAPTAÇÃO
De acordo com a Diretriz Curricular Municipal, enfrentar o novo, o
desconhecido, representa um desafio muito grande para os pequenos de 0 a 5 anos. Pois demanda
afastar-se um pouco dos familiares, de seus brinquedos, objetos e pertencentes
queridos, para conhecer, socializar, cumprir regras, alimentar-se de forma
diferente, brincar em outros espaços, com outras pessoas e dividir tudo,
brinquedos, o colo, um lugar a mesa...
Mas, nesse período, não são só as crianças que ficam apreensivas,
angustiadas, com saudade e vontade de chorar; também a família sente a dor do
afastamento, a dor da entrega para um “desconhecido” o seu pequenino, seu maior
tesouro...
Então, muitas emoções e sentimentos vêm à tona, a culpa, a dúvida, a
insegurança, o medo... Após determinado tempo de convivência, em que as
relações, os vínculos vão se formando, o choro vai cessando e dando lugar ao
abraço, as amizades, as descobertas, a aprendizagem...
A fim de evitar cenas de mães (ou
responsáveis), que choram discretamente, se sentindo culpadas pela separação, e
a criançada ao ver os adultos saírem pela porta também choram é que a direção,
professores e os profissionais escolares
programam uma boa adaptação para todos.
Isso só é possível e é
extremamente importante quando os pais e/ou responsáveis, ficam
cientes de que há necessidade de estabelecer o período de adaptação de seu(a)
filho(a) no CEI.
No
sentido de propiciar um conforto maior, é que ficou estabelecido que na
primeira semana de freqüência no CEI, a criança pode ter a presença num período
de curta duração, como por exemplo, 2 (duas) ou 3 (três) horas diárias, para
crianças matriculadas em meio período (matutino ou vespertino). Para as
crianças matriculadas em período integral que a adaptação seja de meio período (matutino ou vespertino).
Obviamente,
que tudo isso vai depender das condições de disponibilidade da família. Porém
vale salientar que o CEI, coloca em primeiro lugar o bem estar da criança.
4.6 A
RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE NA UNIDADE
ESCOLAR
Segundo orientação descrita na Diretriz Curricular Municipal, atualmente
se considera fundamental a participação da família e da comunidade na Unidade
Escolar, porque a qualidade e o sucesso do desenvolvimento da criança, físico,
psicológico, social e cognitivo, está estreitamente vinculado a parceira
estabelecida com a família.
Tudo
começa no primeiro encontro, no ato da matrícula com uma entrevista que fale da
criança em casa, no seio da família, com perguntas básicas, como se alimenta,
como dorme, brinca... No dia a dia a interação ocorre na
porta, com pequenos recados, trocas de informações sobre o dia e a noite,
alimentação, indisposições, descobertas, falas, tristezas e alegrias do dia a
dia. Encontros rápidos, mas diários.
Está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que a Unidade Escolar tem a
responsabilidade de explicar, apresentar para os pais as ações pedagógicas,
através do Projeto Pedagógico. Partindo de uma concepção de educação
construída no coletivo.
De acordo com um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente, Antônio Carlos Gomes da Costa “Quando o
assunto é aprendizagem, o papel de cada um está bem claro - da escola, ensinar
e dos pais, acompanhar e fazer sugestões”.
Os pais ou responsáveis pela criança,
ficam cientes das normas gerais do C.E.I. ao assinar a matrícula
comprometendo-se no período em que a criança freqüentar o CEI cumprir os itens
nela mencionados.
As
normas gerais do C.E.I. foram estabelecidas em conjunto com os demais Centros
Educação infantil do Município, e
Secretaria Municipal de Educação. Os pais ou responsáveis devem ficar
cientes destas normas e cumpri-las eficientemente, para que o andamento do
C.E.I. não seja prejudicado.
Portanto, no
ato da matrícula o responsável pela criança fica ciente e compromete-se de no período em que criança freqüentar o CEI
de cumprir os seguintes itens (normas):
Lembrando Que:
1-
Os pais são os primeiros responsáveis pelos filhos.
2-
Não trazê-lo doente para o
Centro de Educação Infantil;
3-
Acatar orientações
prestadas quanto à medicação, cuidados na higiene,
alimentação,
vestuário e outros(no CEI só será dada a medicação c/ receita médica);
4-
Leva-lo p/ exames, consultas ou tratamento médico-odontológico
sendo necessário
5- Especificamente no caso do
piolho, o responsável será primeiro alertado, reavisado (final de semana) e
então caso permaneça a criança será dispensada para sanar o problema evitando o
contagio para outras crianças.
6-
Informar se a criança possui algum problema de saúde que necessite
de algum cuidado
especial? ( ) Sim
( ) Não Qual: _______________
7-
Informar quando: não estiver mais trabalhando ou mudar de
trabalho,
mudar de residência,
telefone, e de pessoas que trazem ou levem a criança;
8-
Trazer declaração de trabalho no prazo determinado e
responsabilizar-se
junto com o declarante
sobre informações contidas na mesma.
9-
Participar de reuniões ou eventos quando convidado;
10-
Divulgar e falar bem do CEI onde seu filho estuda.
11-
Contribuir com a APP
conforme estabelecido na assembléia geral;
12-
Só trazer brinquedos e objetos, quando solicitado pela profª ou
funcionária
13-
Não chegar comendo doces, balas, chicletes.
14-
Conferir as roupas/pertences da cç (trazendo sempre mochila ou
sacola p/ colocá-los)
15-
Trazer diariamente na mochila o kit de higiene (toalhinha, escova
d dente, copo p/ água)
16-
Avisar no C.E.I. quando a
criança precisar faltar por mais de 2
(dois) dias;
17- Manter um bom relacionamento com os
funcionários do C.E.I.
informações, sugestões ou
reclamações fazer diretamente no C.E.I. ou neste caderno;
18- Os
pais deverão responsabilizar-se ou responsabilizar alguém pela criança, sempre
que houver necessidade, em caso de não atendimento no CEI, por motivo de
capacitação, reuniões pedagógicas, ponto facultativo ou cursos p/ professores
e/ou funcionários;
19-
Respeitar o horário (que é o seguinte: p/ as turmas de berçário e
maternal é das 7:00 às 18:00 hs; e p/
jardim e pré-escolar é das 7:30 às 17:30 hs.
20-
Colaborar com a conservação do pátio, não jogar lixos,não entrar
fumando,
não trazer cachorros ou outros animais
no pátio da instituição.
21-
Entregar a criança junto a professora e avisa-la de sua saída.
22-
Observar sempre este caderno,
atualizado dados e assinando os bilhetes
comprovando estar ciente
das informações constadas neles.
Observação importante: A criança de 0 a
03 anos cujos pais não estiverem trabalhando perderão a vaga e as de 04 a 06 perderão a vaga do
período integral,
ficando com a vaga de meio período. O turno será oferecido de
acordo com a disponibilidade do C.E.I.;
4.7 DO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS
O horário de chegada e
saída deve ser observado e cumprido conforme previsto (contrato matricula).
Os pais precisam estar
cientes de que é de sua responsabilidade comunicar a instituição quanto à
transferência, desistência ou afastamento por tratamento de saúde.
No caso de não haver
nenhum pronunciamento dos pais no prazo de 3 dias a criança estará desvinculada
da Instituição, cedendo a vaga para outra criança que está na lista de espera.
Quanto aos dias de estudo
e reuniões pedagógicas fica claro que as crianças ficam dispensadas ou será
feito revezamento conforme calendário letivo, de acordo com o contrato assinado
no ato da matricula.
Conforme já citado na
“Organização dos CEIs” o ano letivo para as turmas de Pré I(Jardim) e Pré II
terminam conforme o calendário de cada ano, ou seja, no ano de 2012 o
encerramento será no dia 18/12/2012. Portanto, crianças matriculadas nestas
turmas à partir desta data estarão de férias.
O atendimento por período
integral é assegurado especificamente, as crianças cujo os pais trabalham fora de casa, desde que, haja
disponibilidade de vagas.
5 DIMENSÃO FINANCEIRA
A dimensão financeira do CEI “Vinícius de Moraes” é
composta pela Contribuição mensal espontânea da APP (Associação de Pais
e Professores) conforme estabelecido em Assembléia Geral.
A captação e aplicação dos recursos financeiros para
melhorar a permanência do aluno na escola, é organizada conforme estabelecido
durante as reuniões com os membros da diretoria da associação e direção da
escola ( que leva para estes as principais necessidades nos setores do CEI).
Durante as reuniões são efetuadas também a prestação de contas desse recurso.
Os membros da APP também organizam festas e promoções,
que auxiliam no que se refere a suprir as necessidades básicas da
instituição.
O CEI conta também com o recurso do PDDE (Programa
Dinheiro Direto na Escola), cujo valor é estabelecido conforme o número de
alunos identificados pelo Censo escolar, no ano anterior e o Recurso repassado
pela Prefeitura Municipal de Canoinhas, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais)
mensais, recurso esse válido até o mês de dezembro do ano de 2012. Vale
esclarecer que o valor citado, só é repassado, quando respeitado as normas de prestação
de contas, estabelecidas no contrato.
6 DIMENSÃO FÍSICA
A instituição conta com: 1 secretaria,
4 salas de aula, 1 sala de professores, 1 cozinha/refeitório,1 banheiro para
funcionários, 2 banheiros adequados para as crianças.
O espaço físico, fora da instituição
contém um parquinho: Com 03 balanços, 1 escorregador, 1 (um) trepa-trepa, um
carrossel p/ 06 crianças e uma casinha de boneca.
7
COMPETE
AO DIRETOR
Conforme Seção II da Lei do Sistema Municipal de Ensino
DAS DIREÇÕES DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Art. 155 – A direção dos Centros de
Educação Infantil, entendida como um todo orgânico, será exercida por
profissionais habilitados, na conformidade das disposições legais que
regulamentam a matéria e que atendam aos requisitos, descritos neste artigo.
7.1 COMPETE AO PESSOAL DOCENTE
(Conforme Anexo V do Plano de Carreira)
Professor de Educação Infantil
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
- Docente habilitado para ministrar aulas na Educação Infantil e
Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, em quaisquer modalidades de
educação, de acordo com habilitação especifica para cada uma das áreas de
conhecimento.
DESCRIÇÃO DETALHADA
1. Planejar, ministrar aulas,
orientar a aprendizagem dos alunos e zelar pelo desenvolvimento do aluno,
respeitando seus interesses e conhecimentos prévios;
2. Atualizar-se em sua área
de conhecimento;
3. Avaliar o desempenho dos
alunos de acordo com o regimento escolar, nos prazos estabelecidos;
4. Constatar necessidades e
encaminhar os alunos aos setores específicos de atendimento;
5. Contribuir para o
aprimoramento da qualidade do ensino;
6. Cooperar com os serviços
de administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação
educacional;
7. Cooperar com os serviços
dos Pedagogos e Especialistas em Assuntos Educacionais
no que for estabelecido para o Projeto Político Pedagógico da escola;
8. Cumprir as horas-atividade
de acordo com o que a Unidade Escolar estabelecer;
9. Cumprir com os horários
pré-determinados pela escola;
10. Elaborar programas, planos
de curso e de aula no que for de sua competência;
11. Estabelecer formas
alternativas de recuperação para os alunos que apresentarem menor rendimento;
12. Executar o trabalho
docente em consonância com a proposta curricular da escola;
13. Executar outras atividades
compatíveis com o cargo, determinado pela direção da escola ou do órgão
superior competente;
14. Fornecer dados através de
preenchimento de diários de classe, planejamento e outros documentos
apresentados ao professor;
15. Informar os pais de
reuniões na escola, quando solicitado pela direção ou quando o próprio
professor sentir necessidade;
16. Levantar, interpretar e
formar dados relativos à realidade de sua(s) classe(s);
17. Manter-se atualizado sobre
a legislação de ensino;
18. Participar da elaboração
do regimento escolar e da proposta pedagógica da escola;
19. Participar no processo de
planejamento das atividades da escola e de reuniões, encontros, atividades
cívicas, culturais e conselhos de classe;
20. Participar, como convocado
(a) de reunião, conselhos de classe, atividades cívicas, reuniões de estudos ou
cursos;
21. Promover experiências de
ensino e aprendizagem contribuindo para o aprimoramento da qualidade de ensino;
22. Seguir as diretrizes do
ensino, emanadas do órgão superior competente;
23. Zelar pela aprendizagem do
aluno;
24. Zelar pela disciplina e
pelo material docente;
25. Produzir com as crianças
as regras do grupo, estimulando nestas o senso de limites e respeito.
26. Executar o trabalho em
conjunto com os profissionais que realizam monitoria, visando a plena atenção
ao aluno.
27. Agir com ética, respeito e
solidariedade perante companheiros de trabalho, contribuindo com o bom clima
organizacional.
28. Cultivar um bom
relacionamento com alunos, pais responsáveis.
29. Atuar em parceria com
outros profissionais.
30. Utilizar materiais
adequados à faixa-etária das crianças, estimulando seu processo de
desenvolvimento cognitivo.
31. Criar situações que elevam
a auto-estima da criança, tratando-a com afetividade, melhorando o vínculo com
a mesma e conseqüentemente, facilitando o processo ensino-aprendizagem.
32. Cumprir os dias letivos e
horas/aula e horas atividades estabelecidas no calendário escolar, de acordo
com legislação vigente, bem como cumprir demais orientações e determinações da
Unidade Escolar e Secretaria Municipal de Educação.
33. Participar de eventos
extra-classe estabelecidos no calendário escolar, bem como participar
integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao
desenvolvimento profissional.
34. Colaborar com as
atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade, promovendo
a integração entre estes.
35. Apresentar domínio de
conteúdo, utilizando linguagem adequada à compreensão dos alunos.
36. Apresentar domínio de
classe com autoridade, respeito e cooperação, mantendo o bom relacionamento com
os alunos.
37. Manter a sala de aula com
ambiência pedagógica estimuladora da aprendizagem.
38. Elaborar diferentes
instrumentos de avaliação, com critérios bem definidos, a partir da matriz de
habilidades.
39. Fazer a reavaliação do
processo de aprendizagem dos alunos, sempre que o Conselho de Classe assim
determinar.
40. Estabelecer estratégias de
recuperação de estudos sempre que os alunos apresentarem baixo rendimento,
revendo os conteúdos relevantes.
41. Definir juntamente com a
equipe técnico-administrativa da unidade escolar, serviços especializados e de
apoio, planos de ação com estratégias de intervenção e recursos didáticos
específicos e/ou diferenciados, que possibilitem aos alunos que apresentam
deficiência, transtorno ou altas habilidades/superlotação, o desenvolvimento
das habilidades previstas na matriz curricular, de cada etapa de ensino.
42. Redigir, quando
solicitado, parecer descritivo para acompanhar o histórico do aluno com
deficiência, transtorno ou altas habilidades/superlotação.
43. Executar outras
atribuições, correlatas às acima descritas, conforme demanda e/ou a critério de
seu superior imediato.
7.2
COMPETE AOS PROFISSIONAIS DE MONITORIA
Conforme ANEXO VII do Plano de Carreira
a.
Monitor de Educação Infantil;
DESCRIÇÃO DO CARGO
GRUPO OCUPACIONAL:
ATIVIDADES DE APOIO
MONITORES DE EDUCAÇÃO
INFANTIL
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
- Profissional que auxilia o professor no atendimento às crianças de
0 a 3 anos
matriculadas em período integral em Centros de Educação Infantil
JORNADA DE TRABALHO:
30 (trinta) horas semanais.
DESCRIÇÃO DETALHADA
a.
Auxiliar o professor na
realização das atividades junto às crianças em suas especificidades (higiene,
alimentação e sono), atendendo as crianças.
b.
Substituir o professor sempre
que fizer necessário, acompanhado de um profissional da educação, visando
contribuir com o processo ensino-aprendizagem.
c.
Auxiliar o professor nas
atividades pedagógicas, com sugestões para a elaboração e execução do
planejamento e material didático e na avaliação das crianças sempre que
solicitado, prestando informações pertinentes.
d.
Cooperar com o professor na
organização e higiene e conservação dos brinquedos disponíveis na sala de aula,
bem como na conservação e higiene no ambiente de trabalho, contribuindo com a
saúde e bem estar das crianças.
e.
Cooperar com o professor na
observação das crianças para o preenchimento da ficha de avaliação de avaliação
pedagógica.
f.
Providenciar materiais
necessários ao atendimento das crianças nas atividades de rotina, bem como,
participar de cursos de capacitação e aperfeiçoamento sempre que necessário.
g.
Participar dos momentos de
estudos, semanal e quinzenalmente, bem como participar das reuniões com os
pais, sempre que necessário, para a promoção pertinente de ações, referente à
rotina vivenciada pelas crianças nos Centros de Educação Infantil.
h.
Agir com ética, respeito e
solidariedade perante os colegas de trabalho, contribuindo com o bom clima
organizacional.
i.
Respeitar a singularidade e
particularidade do educando, bem como criar situações que elevam a autoestima
da criança, tratando-a com afetividade, fortalecendo o vínculo com a mesma.
j.
Ser assíduo e pontual horário
do serviço, zelando pela postura profissional, cumprindo as normas do CEI.
k.
Executar as ações planejadas
pelo professor, quando da ausência deste, realizando a substituição de acordo
com o preestabelecido pelo mesmo.
l.
Criar situações que elevam a auto-estima
da criança, de acordo com o conhecimento adquirido e tratando-a com
afetividade, promovendo o bem estar da criança no CEI.
m. Zelar
pela ordem, disciplina, conservação do material didático e do imóvel junto às
crianças, estimulando nelas o senso de limpeza e organização.
n.
Comparecer às reuniões para as
quais for convocado, ainda que em horários e datas diferentes do normal de
aulas.
o.
Seguir as normas e
determinações das unidades escolares e/ou Secretaria Municipal de Educação.
p. Participar
integralmente e colaborar com as atividades de articulação da escola com a família e
comunidade.
q. Participar na elaboração
do Projeto Político-Pedagógico do CEI.
r.
Executar outras atribuições, correlatas às acima descritas,
conforme demanda e/ou a critério de seu superior imediato.
8
AÇÕES
DOS PROFESSORES E COLABORADORES
O CEI Vinicius de Moraes deverá ter em
vista aspectos fundamentais visando o planejamento democrático, participativo e
flexível.
Pretende-se ainda uma educação baseada
na linha sóciointracionista, nos princípios filosóficos da sociedade em que a
relação professor x aluno e professor e
demais funcionários da instituição seja harmoniosa e prazerosa.
A avaliação que se pretende será a de
princípios emancipatórios, avaliando a criança como todo seus aspectos
cognitivos, intelectual e sócio-emocional.
Para amenizar as problemáticas da
instituição, precisa-se estabelecer parceria entre pais, professores, direção,
alunos e comunidade. Proporcionando um ensino de qualidade com forte
investimento na melhoria do desempenho do professor com graduação e pós-graduação, como também a
participação em atividades de formação constante.
Deseja-se que a estrutura e
organização da instituição sejam adequadas as necessidades das crianças:
9
METAS
- AÇÕES E RESPONSÁVEIS EM
CONFORMIDADE COM O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE 2012.
Ações pedagógicas
- Orientação, pela direção escolar, sobre os planejamentos seguindo a
Diretriz Curricular Municipal (Reunião Pedagógica);
- Elaboração dos planejamentos diários pelos professores, seguindo a Diretriz
Curricular Municipal;
- Supervisão dos planos anual e diário de acordo com a Diretriz;
- Reuniões pedagógicas;
·
Desenvolvimento de pequenos projetos como:
Jardinagem, Compostagem, Horta,
atividades com material reciclável...;
·
Incentivo
a leitura (cantinho da leitura);
·
Interpretação
do Hino de Canoinhas (Ações Culturais e de Cidadania);
·
Atividades
desenvolvidas a partir das datas comemorativas:
Dia da água
Dia do meio ambiente
Dia da árvore...
9.1 Ações pedagógicas envolvendo a família
*
Participação da família no CEI;
*
Eventos.
9.2
METAS FINANCEIRAS (APP –
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES)
1 MANGUEIRA
1 LAVA-JATO
1 LIQUIDIFICADOR
INDUSTRIAL
1 NOTEBOOK
1JOGOS PEDAGÓGICOS
1 BATEDEIRA 500W
1
PANELA DE PRESSÃO INDUSTRIAL
10
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS EM 2011
Funcionário
|
Função
|
Carga
horária
|
Formação
Graduação
|
Juciane
Samara Pazda
|
Diretora
|
40h
|
Pedagogia
|
Andréa
Pinheiro Dos Santos Ferreira (licença médica até julho/2011)
|
Professora
|
20h
|
Pedagogia
|
Marilise
Vieira De Lima Krauss
|
Professora
|
40h
|
Pedagogia
|
Vânia
Valquíria R.F.Da Costa
|
Professora
|
20h
|
Pedagogia
|
Tânia
Rita Alves Knoreck
|
Professora
|
20h
|
Pedagogia
|
Maria
Eudócia Correa Da Maia
|
Cozinheira
|
40h
|
2º Grau
|
Laudelina
De Deus Bueno
|
Aux.Cozinha
|
40h
|
2º Grau
|
Marlene
Gogola Leite
|
Professora
|
40h
|
2º Grau
|
Helena
Graciele Vierira
|
Atendente de
Berçário
|
40h
|
2º Grau
|
Sonia
Maria Quirino De Almeida
|
Atendente de
Berçário
|
40h
|
1º Grau
|
Jussimara
De Fátima Alves
|
Servente
|
40h
|
2º Grau
|
Maria
Isabel G. De A. Karvat
|
Estagiária
|
30h
|
2º Grau
|
Janete
Terezinha Machado
|
Professora
|
10
h
|
2° Grau
|
Verediane
Franco De Oliveira
|
Professora
|
20
h
|
Pedagogia
|
Michely
Dayani Todt
|
Professora
|
30
h
|
Bach.Ed. Física
|
Josiane
Dos Santos
|
Professora
|
30
h
|
Pedagogia
|
Marli
Piscoski
|
Atendente de
Berçário
|
40h
|
2° Grau
|
Eulália Eni Souza
|
Atendente de
Berçário
|
40h
|
2º Grau
|
Karine Ap.P. de Moraes
Naisser (vaga da professora Andréa P. dos S. Ferreira que está de licença
médica até julho/2011 )
|
Professora
|
20h
|
Pedagogia
|
OBS: PROFESSORA VÂNIA SUBSTITUTA DA PROFESSORA
DIONI T. ADUR (LICENÇA MATERNIDADE)
QUADRO
FUNCIONAL – 2012
FUNCIONÁRIA
|
CARGO
|
ÁREA DE ATUAÇÃO
|
CARGA HORÁRIA
|
Rosemari Apª dos Santos Godoy
|
|
|
|
Sidimeia Dias dos Santos
|
|
|
|
Janete de Fátima Leite
|
|
Berçário=Matutino
Maternal=Vespertino
|
40 horas
|
Rosane Gracheski Rocha
|
|
Berçário=Vespertino
|
20 horas
|
Eliane Margareth Krüger
|
Professora
|
Maternal=Matutino
|
20 horas
|
Marilise Vieira de Lima Krauss
|
Professora
|
Maternal=Matutino
Jardim=Vespertino
|
40 horas
|
Salete Soares de Lima Kalempa
|
Professora
|
Maternal=Vespertino
|
20 horas
|
Simone Puttkamer Carvalho
|
|
|
|
Tânia Rita Alves Knoreck
|
|
Jardim=Vespertino
Berçário=Matutino
|
40 horas
|
Veridiane Franco de Oliveira
|
|
Pré=Matutino
|
20 horas
|
Maria Angélica Barbosa
|
|
Pré=Vespertino
|
20 horas
|
Ana Paula Varela
|
Professora
|
Ed. Física
|
30 horas
|
Maria Eudocia Correa da Maia
|
Servente
|
|
|
Laudelina de Deus Bueno
|
Servente
|
|
|
Marlene Gogola Leite
|
Servente
|
|
|
Marli de Fátima Piscoski
|
|
|
|
Janete Terezinha Machado
|
|
|
|
Jaqueline Mª Pertile Aumondi
|
|
|
|
Sergio Antônio Feger
|
|
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Selma Franz(à disposição no CEI Machado de Assis-19/03/2012)
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11 APROVAÇÃO DO PLANO
POLÍTICO PEDAGÓGICO
O
presente PPP (Plano Político Pedagógico) foi elaborado por profissionais e pais
das crianças matriculas no CEI desta instituição, aprovado no dia de sua apresentação em ASSEMBLÉIA GERAL,
em 06/03/2012, conforme ATA número 004/2012.
Rotina CEI VINÍCIUS DE MORAES – 2012
SEGUNDA à SEXTA-FEIRA
(Obs.: Além das
atividades descritas temos as aulas de Educação Física e TV. Dia do Brinquedo que é somente na sexta-feira)
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- Acolhida 7:30h às 8:00h
- 7:45 às 8:00 CAFÉ
(Monitora: Jaqueline)
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8:00h às
8:30 (Profª Regente da
turma) PréI(Jardim): Simone
PréII: Verediane
Profª Maternal: Eliane
e Marilise
Profª
Berçário: Janete e Tania
1.
Oração/Calendário
2.
Músicas
3.
Chamada
4.
Contagem do nº de alunos
* Higienização
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- 8:00 às 9:45
* Atividades dirigidas
relacionadas aos conteúdos
Programados no planejamento (Proposta Curricular)
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- 9:30 às 9:45 higienização
- 9:45 às 10:15 LANCHE
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- 10:30 às 11:30 * Atividades dirigidas
relacionadas aos conteúdos
Programados no planejamento (Proposta
Curricular)/brinquedos/parquinho/recreações
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MONITORASe PROFESSORES:
11:15 às 11:30
higienização
- 11:30
às 12:00 ALMOÇO
- 12:00 às 13:00 Relaxamento
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(Profª Regente da turma) PréI(Jardim): Tania e Marilise
PréII: Mª Angelica
Maternal:
Salete (13:30 às 17:30) e Janete
Berçário:
Rosane e Profª ACT
- 13:00h às 13:30 Atividades de Rotina:
1.Oração/Calendário
2.Músicas
3.Chamada
4.Contagem do nº de alunos
- 13:30
às 14:30 * Atividades dirigidas relacionadas aos conteúdos
Programados no planejamento (Proposta Curricular)
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- 14:00 às 14:15 higienização
- 14:30 às 15:00 LANCHE
15:00 às 15:30 higiene
/Parquinho/brinquedo
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- 15:30 às 16:30* Atividades
dirigidas Atividades relacionadas aos conteúdos
Programados no planejamento (Proposta Curricular);
16:15 às 16:30 higienização
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16:30 JANTA
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17:00 Término das aulas
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17:00 às 17:30 – Alunos do período integral aguardam seus pais ou responsáveis
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